Zona Oeste mobiliza empresários, políticos e acadêmicos

A Zona Oeste do Rio pode ser o novo pólo de crescimento da região metropolitana. É o que aponta pesquisa da UFRJ apresentada em debate organizado pelo Fórum

A Zona Oeste do Rio de Janeiro, uma das áreas mais populosas da cidade, pode ser o novo pólo de crescimento da região metropolitana. É o que aponta pesquisa inédita do Instituto de Economia da UFRJ apresentada na manhã desta asegunda-feira (29/06)em debate organizado pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, no plenário da Assembléia Legislativa (Alerj).

Segundo a pesquisa realizada entre 2007 e 2009, falta à região articulação entre poder público, empresariado e sociedade civil para vencer os entraves que limitam o crescimento do local: infraestrutura precária, problemas de segurança pública e deficiência na capacitação técnica dos profissionais.

“A Zona Oeste tem grande variedade de empresas, universidades e um comércio vigoroso. Vamos alinhar os esforços para dinamizar esta economia e com isso gerar renda e emprego”, defende o deputado Jorge Picciani, presidente da Alerj e do Fórum de Desenvolvimento.

O debate desta segunda-feira foi o primeiro passo para lançar uma agenda de ações conjunta. Estiveram presentes líderes empresariais, deputados, vereadores, economistas e pesquisadores. Representando o governo do estado, vieram o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, e o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso. Marcelo Costa, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Solidário, também esteve presente.

Cobertura completa e apresentações para download na seção Eventos.

Siga o Fórum de Desenvolvimento do Rio no Twitter