Medidas para alavancar ensino a distância

Câmara Setorial de Serviços Públicos do Fórum estuda maneiras de democratizar o acesso à educação com parcerias entre governo do estado e universidades públicas

A Câmara Setorial de Serviços Públicos do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico se reuniu nesta quarta-feira (11/02) pela primeira vez em 2009 e focou as atenções no fomento do ensino a distância. A presidente da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cecierj), Masako Oyama, esteve na reunião e apresentou o programa de ensino e educação superior a distância implementado pelo Governo do estado em 25 municípios do interior fluminense. O projeto é considerado modelo no país e tem atualmente 23 mil alunos matriculados.

"A educação a distância deve ser usada não apenas para prover o ensino formal, mas também para fomentar a cultura da formação continuada", afirmou Ana Rosa Chopar, diretora da Universidade Coprorativa do Transporte (UCT), da Fetranspor, lembrando que a internet e as ferramentas de comunicação são uma excelente forma de promover a educação informal. "Se estimularmos e oferecermos ferramentas simples e interessantes, podemos incentivar que a pessoa, pelo simples fato de estar em casa com o computador ligado, está se educando", afirmou.

Elaborado pelo Cecierj, o programa se baseia em um consórcio formado pelo Governo do estado e por seis universidades públicas: universidades do Estado do Rio (Uerj), do Norte Fluminense (Uenf), Federal Fluminense (UFF), Federal do Estado do Rio (UniRio), Federal do Rio (UFRJ) e Federal Rural do Rio (UFRRJ). Hoje existem 33 pólos de ensino, presentes em 25 municípios fluminenses.

A Câmara Setorial de Desenvolvimento Estratégico vai agora avaliar encaminhamentos que podem ser feitos ao Legislativo para dinamizar a educação a distância como ferramenta de difusão do ensino, avançando em áreas como democratização da universidade pública, promoção da cidadania e inclusão social.

Também estiveram presentes ao encontro o presidente do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), Paulo Coelho; o reitor da Uenf, Almy Júnior; a coordenadora de Projetos de Capacitação dos Professores na Área de Tecnologia da Secretaria de Estado de Educação, Iolanda Lopes de Almeida; o professor Sérgio Fontoura, da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio); o gerente de Operações e Mobilidade Urbana da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio (Fetranspor), Guilherme Wilson; Carlos Alberto Earp, da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg)e Fabiana Mello, do Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae/RJ).