Caderno de Turismo vai reunir dados e orientar legislação

Câmara Setorial do Fórum vai editar publicação para orientar os deputados na elaboração de projetos de lei de incentivo para o setor

A Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esporte do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico da Assembleia Legislativa do Rio irá editar um “Caderno de Turismo” para orientar os deputados na elaboração de projetos de lei que beneficiem as estratégias de captação de recursos para o setor. Foi o que informaram, nesta quinta-feira (12/02), os participantes da primeira reunião da câmara este ano.

“Apresentaremos uma radiografia da situação dos municípios do estado, com o levantamento do número de hotéis, agências de turismo, restaurantes, infraestrutura de aeroportos, rodoviárias etc. Esses dados, juntamente com os atrativos de cada região, vão mostrar para os parlamentares o que precisa ser feito em determinada cidade”, garantiu o diretor do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio (Uerj), Gláucio José Marafon. Para a elaboração do “Caderno de Turismo”, o Fórum dividiu o estado em 11 regiões, mostrando o que cada município tem de atrativo para os visitantes.

No momento, os estudos e pesquisas para a elaboração desse documento estão sendo feitos pela Federação do Comércio do Estado do Rio (Fecomercio-RJ) e pela Uerj. A Companhia de Turismo do estado (TurisRio) aproveitou o encontro e também se colocou à disposição para ajudar na elaboração do caderno, fornecendo dados e informações.

Segundo o diretor de Operações do TurisRio, Sergio Mello, o mais importante é concluir esse trabalho para que os deputados possam agir de acordo com as necessidades de cada região.“O turismo é dinâmico, mas tem muita coisa já consolidada. É bom que os deputados saibam o quanto antes como as coisas estão andando. Somos do estado, mas sabemos que o objetivo é a municipalização. Para o turismo, tudo começa e acaba no município”, analisou Mello.

Também estiveram presentes na reunião representantes da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), do Rio Convention & Visitors Bureau (RCVB), da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), do Serviços de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae RJ), da Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc) e do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio).