Carta ao presidente da Alerj pede ampliação da Lei Rosinha

Prefeitos, associações e sindicatos pedem que incentivos fiscais para atrair empresas sejam estendidos a todos os municípios da região

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Jorge Picciani (PMDB), recebeu, na última quarta-feira (04/03), uma carta dos prefeitos do Sul Fluminense, associações e sindicatos pedindo para que sejam estendidos a todos os municípios da região os benefícios da Lei 4.533/05, a Lei Rosinha, bem como os do Fundo de Recuperação dos Municípios Fluminense (Fremf).

O manifesto aconteceu durante encontro promovido pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, no Palácio Tiradentes, quando deputados, prefeitos, representantes de várias entidades civis e do Governo do estado discutiram os efeitos da crise econômica mundial e suas conseqüências.

A Lei Rosinha já atraiu cerca de 60 empresas de diferentes setores, interessadas em se instalar nas regiões Norte, Noroeste e Serrana. São indústrias de calçados, laticínios, confecções e até uma das maiores empresas exportadoras de frutas do País. O objetivo é ampliar o universo econômico da área, que hoje se destaca, principalmente, por conta da indústria do petróleo. As empresas que se instalarem ou expandirem seus negócios nessas regiões pagarão apenas 2% de ICMS nos próximos 25 anos.

Leia a íntegra da carta que foi publicada nesta quinta-feira no D.O. do Poder Legislativo:

Exmo. Sr. Jorge Picciani, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

A região do Médio Paraíba, composta por 12 municípios, com PIB superior a R$ 17 bilhões, terceiro maior mercado consumidor do estado, berço da indústria siderúrgica do País, com ampla rede de atividades comerciais, serviços, turismo, educação e saúde, com diversidade da cadeia produtiva (automotivo, siderurgia, químico, metalmecânico, bebidas, vidros e outros), população de 850 mil habitantes e com 650 mil eleitores, vem, através das entidades empresariais e prefeituras, pleitear das lideranças políticas do Estado do Rio de Janeiro, quais sejam Governo do estado e a Assembleia Legislativa, que sejam estendidos a todos os municípios da região os benefícios da Lei 4.533/05, a Lei Rosinha, bem como do Fundo de Recuperação dos Municípios Fluminense (FREMF).

•Prefeitura de Barra Mansa
•Prefeitura de Barra do Piraí