Rio pode sediar primeiro escritório regional da agência brasileira de exportações

Primeira reunião do ano da Comissão Setorial de Comércio Exterior trata do potencial exportador do estado e estuda medidas para estimular abertura de novos mercados

Segundo maior exportador de serviços e terceiro maior exportador geral do país, o Rio de Janeiro poderia ser o primeiro estado a contar com um escritório regional da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Essa idéia norteou as discussões da reunião desta terça-feira, dia 03/02, da Câmara Setorial de Comércio Exterior do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado.

Durante o encontro, os participantes decidiram que será elaborada uma carta aos deputados estaduais e à bancada federal fluminense, assinada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio, deputado Jorge Picciani (PMDB), com o pedido de instalação na capital de um escritório da Apex. "O Rio precisa voltar a ser o grande centro internacional que já foi um dia", acrescentou o presidente do Conselho Empresarial de Comércio Exterior da Associação Comercial do Rio (ACRJ), Marco Polo Moreira Leite.

A Apex é uma agência do governo federal que trabalha com o objetivo de estimular as exportações brasileiras. Executando projetos com mais de 60 entidades de classe representativas de setores da indústria e serviços, contribui para os resultados da balança comercial brasileira por meio da diversificação da pauta exportadora, abertura de novos mercados e consolidação e ampliação dos mercados tradicionais e do crescimento nas vendas de itens com maior valor agregado. A agência está sediada em Brasília, mas existe um projeto de abrir escritórios nos estados para atender às demandas regionais e facilitar o contato com os pequenos produtores.