Banco Mundial, OCDE e Ipea divergem sobre PIB para 2009

O PIB brasileiro poderá variar entre queda de 0,3% a uma alta de 2,5% em 2009. É o que se constata comparando as diferentes previsões apresentadas por instituições como Ipea, OECD e Banco Mundial.

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro poderá variar entre queda de 0,3% a uma alta de 2,5% em 2009. É o que se constata comparando as diferentes previsões apresentadas nesta terça-feira (31/03) pelo Banco Mundial e pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e na semana passada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (Ipea).

O Ipea aposta em superação progressiva da crise. Estima taxas de crescimento trimestral em 2009 de 0,2%, 1,6%, 2,5% e 3,1%, respectivamente. A pesquisa foi publicada na Carta de Conjuntura de março.

O Banco Mundial também estima crescimento, porém menor: 0,5%. A informação está no relatório Perspectivas Mundiais 2009, divulgado hoje (íntegra no site do Banco).

A OCDE projetou recessão, com queda de 0,3%. A reavaliação foi drástica: em novembro do ano passado, a estimativa da OCDE para o Brasil era de crescimento de 3% da economia. A íntegra do relatório está disponível no site da instituição: Economic Outlook Interim Report.