Ônibus do Rio vão rodar com biodiesel experimental

Resultados serão comparados aos do diesel comum. O objetivo é melhorar o desempenho ambiental e oferecer mais garantias ao COI, que avalia a candidatura do Rio a sede dos Jogos Olímpicos de 2016


O Rio de Janeiro terá a partir de maio deste ano 15 ônibus circulando com combustível mais limpo. A frota rodará com o biodiesel B20, uma mistura de diesel com 20% de biodiesel, durante um ano. A idéia é avaliar os resultados e oferecer mais garantias ao Comitê Olímpico Internacional, que avalia a candidatura da cidade do Rio de Janeiro como sede dos jogos olímpicos de 2016. Serão analisados performance, rendimento e desempenho ambiental dos veículos comparativamente ao uso do diesel convencional.

Atualmente todos os ônibus do Estado já utilizam a mistura de biodiesel B3, e a partir de julho de 2009 passarão a ser abastecidos com a mistura B4.

“Em 2007 a Fetranspor realizou importante experimento com o Biodiesel B5 em cerca de 3,5 mil ônibus, considerado o maior experimento com biodiesel dopaís”, afirma o diretor de mobilidade da Fetranspor, Arthur Cesar, que representa a entidade na Câmara Setorial de Serviços Públicos do Fórum de Desenvolvimento do Rio.