Picciani participa de debate sobre o Aeroporto Santos Dumont

Encontro discute impacto e consequências econômicas de abertura para vôos entre capitais

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio e do Fórum de Desenvolvimento, deputado Jorge Picciani (PMDB), participou nesta sexta-feira (20/03), de debate sobre a transferência de vôos domésticos do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Antonio Carlos Jobim (Galeão) para o Aeroporto Santos Dumont. Promovido pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Edmilson Valentim (PC do B-RJ), o evento foi realizado no Centro de Convenções da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

O encontro discutiu o impacto e as consequências econômicas da anulação da Portaria 187 de 2005 da Anac, que limita o uso do Santos Dumont a vôos regionais de curta distância e da ponte aérea Rio-São Paulo. O governo fluminense alega que a revogação dessa portaria e a consequente abertura do aeroporto a vôos entre capitais esvaziaria o Aeroporto Internacional do Galeão/Tom Jobim e prejudicaria a estratégia transformá-lo em hub regional na América Latina. A falta de investimentos e a situação precária do Galeão/Tom Jobim são ainda pontos negativos para a realização da Copa do Mundo de 2014 e a candidatura do Rio de Janeiro a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

A reunião também contou com a participação de representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Infraero, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional do Comércio (CNC), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), empresas aéreas e entidades da sociedade civil.