Palestra da Petrobras na Alerj repercute nos principais jornais

Geração de empregos e alto volume de investimentos foram os temas mais comentados na mídia

A palestra realizada pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, durante o Expediente Inicial da Alerj, realizada no dia 01/04, repercutiu nos principais jornais do estado. Uma iniciativa do Fórum de Desenvolvimento do Rio, o evento reuniu entidades integrantes do Fórum, prefeitos, vereadores e secretários municipais de desenvolvimento dos municípios fluminenses, além de acadêmicos e estudantes da área de petróleo e gás.

Em meio à intensificação, no Brasil, dos efeitos da crise internacional, a geração de empregos e o alto volume de investimentos foram os temas mais comentados na mídia.

O Globo – o jornal carioca destacou os investimentos de US$ 28,6 bilhões previstos para 2009. Os recursos já estariam garantidos. Mesmo que o barril de petróleo se mantenha a US$ 37, a empresa terá geração de caixa próprio de US$ 10 bilhões para investir. Texto na íntegra no site do jornal.

Folha de S. Paulo – o destaque da reportagem foi a redução da necessidade captação de recursos no mercado, caso o preço do barril de petróleo suba acima de US$ 37. Texto na íntegra no site do jornal.

Estadão – a ênfase do jornal paulista foi para a afirmação de Gabrielli de que o preço da gasolina não irá variar no curto e no médio prazo. O presidente da Petrobras afirmou que a empresa não vai repassar instantaneamente as variações do mercado, sejam os aumentos ou as quedas no preço do barril de petróleo. Texto na íntegra no site do jornal.

CBN – na rádio a questão principal foi a manutenção dos investimentos mesmo com o preço do barril a U$ 37. No ano passado, o petróleo chegou a bater a marca de US$ 147.