Mapeamento vai apontar as oportunidades da indústria criativa fluminense

Primeira reunião da Comissão Setorial de Comércio de Bens e Serviços destaca a importância do entretenimento e da cultura como atividades econômicas para o estado do Rio

A primeira reunião da Câmara Setorial de Comércio de Bens e Serviços, uma das nove que compõem o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado, definiu que o primeiro tema a ser tratado em 2009 será o desenvolvimento da indústria criativa fluminense. O encontro foi realizado nesta quarta-feira, dia 04/02, na Alerj, com a presença de representantes do Serviços de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio de Janeiro (Sebrae RJ), da Federação das Indústrias (Firjan) e da Câmara Americana de Comércio no Rio de Janeiro (AmchamRio).

O potencial é evidenciado por um estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que aponta o Rio como o estado em que o segmento contribui com a maior parcela do PIB, emprega o maior percentual da população economicamente ativa e apresenta a maior média salarial.

As iniciativas que serão empreendidas a partir de agora incluem levantar informações sobre o impacto econômico trazido por essa indústria, mapeá-la, conversar com representantes e líderes do setor e montar uma estratégia de apresentação para fazer do Rio um pólo de entretenimento audiovisual.

Presente à reunião, o presidente do Comitê de Propriedade Intelectual da Câmara de Comércio Americana no Rio (Amcham Rio), Steve Solot, mostrou-se um dos participantes mais entusiasmados com a idéia. Ele se comprometeu a trazer, no próximo encontro, informações sobre o estímulo à cultura em diversos países do mundo. “A idéia é ótima, mas precisamos de força política. Para desenvolvermos qualquer projeto nesse sentido, será preciso disponibilizar benefícios fiscais. Deu certo em outros lugares. É um processo industrial, até mesmo para a formação de mão-de-obra”, concluiu Solot, um especialista em políticas para a indústria audiovisual.

Além da Amcham Rio, também compareceram à reunião inaugural representantes do Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresas (Sebrae) e da Federação das Indústrias do Rio (Firjan).