Alerj promove debate sobre a economia do petróleo no estado do Rio

Plenário lotado no debate Petróleo e Desenvolvimento: Perspectivas e Impacto dos Royalties na Economia Fluminense. O evento ocorreu na semana seguinte à feira Rio Oil and Gas, que trouxe à cidade as principais empresas do setor, e teve participação de líd

Lideranças políticas, empresários e acadêmicos se reuniram nesta segunda-feira (22/09), na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para o debate “Petróleo e Desenvolvimento: Perspectivas e Impacto dos Royalties na Economia Fluminense”, promovido pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado - Jornalista Roberto Marinho. O evento foi motivado pela série de debates iniciados a partir da descoberta dos novos campos de petróleo da camada pré-sal.

"O que estamos definindo neste momento é o futuro que queremos. A receita gerada pela exploração do petróleo na camada pré-sal pode modificar a realidade brasileira, ampliando a capacidade de o País investir maciçamente em Educação e Infra-estrutura, de forma a estimular o desenvolvimento de outros setores da economia", afirmou o deputado Jorge Picciani (PMDB), presidente da Alerj e do Fórum.

Estiveram presentes ao encontro o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno; o chefe-de-gabinete da diretoria da ANP, Luiz Eduardo Duque Dutra; o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes; o presidente do Comitê de Energia da Câmara Americana de Comércio (Amcham-Rio), Roberto Ardenghy, e do diretor-geral do Sistema Firjan, Augustro Franco.

PETRÓLEO E DESENVOLVIMENTO: PERSPECTIVAS E IMPACTO DOS ROYALTIES NA ECONOMINA FLUMINENSE

22 de setembro de 2008, às 9h30
Plenário Barbosa Lima Sobrinho- Alerj
ABERTURA:
O Petróleo como Poupança Nacional e Propulsor do Desenvolvimento
Presidente da Alerj, Deputado Jorge Picciani
O Petróleo e a Federação
Senador Francisco Dornelles
PROGRAMAÇÃO:
10h15 – O Impacto dos Royalties na Economia Fluminense
Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e
Serviços, Julio Bueno
10h30 – Critérios Atuais de Distribuição dos Royalties com Base na Lei 7.525 de 22/07/1986
Presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes
10h45 – A Política Petrolífera Brasileira
Diretor-Geral da ANP, Haroldo Lima
11h00 - As Participações Governamentais no Setor de Petróleo e os Interesses da Comunidade Empresarial
Presidente do Comitê de Energia da Amcham-Rio, Roberto Ardenghy
11h15 – Royalties e Crescimento Econômico: Importância da Criação
de Fundos Regionais
Diretor-Geral do Sistema FIRJAN, Augusto Franco
11h30 – Abertura para Debate
12h00 - Encerramento

SERVIÇO:
Data: 22 de setembro
Local: Palácio Tiradentes - Rua Primeiro de Março, s/nº, sala 127, Praça XV.
Centro – Rio de Janeiro – RJ
Mais informações: (21) 2588-1352
O debate é aberto ao público, com entrada franca
www.alerj.rj.gov.br