Rio apresenta 18 emendas para orçamento da União

Parlamentares, secretários de estado, prefeitos eleitos e representantes da sociedade civil se reuniram nesta sexta-feira para debater o Orçamento da União. Ao todo já foram apresentadas 18 emendas; prazo termina na semana que vem.

Termina nesta sexta-feira (14/11) o prazo para as emendas populares apresentadas pelo estado à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) do Congresso Nacional seja incluída no projeto de lei que trata da previsão orçamentária da União para 2009. Ao todo foram apresentadas 18 emendas. Parlamentares, secretários de estado, prefeitos eleitos e representantes da sociedade civil se reuniram para debater na última sexta-feira (07/11), no Plenário Barbosa Lima Sobrinho da Assembléia Legislativa fluminense.

“A interação com o Congresso é muito salutar para os estados. O Rio de Janeiro sai ganhando muito com isso. Não tenho dúvidas de que esse é um grande avanço para todo o povo brasileiro”, salientou o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB).

Esse seminário faz parte de uma série de encontros regionais que a Comissão Mista, formada por 10 senadores e 30 deputados, vem realizando a fim de aproximar a sociedade das discussões sobre a aplicação dos recursos públicos nacionais. No caso do Rio, as discussões indicaram a apresentação de emendas para a expansão da rede de colégios Pedro II, a garantia de recursos para a construção das linhas 3 e 4 do Metrô do Rio, para obras de contenção das chuvas em Petrópolis (região Serrana), e a construção de um aeroporto em Nova Friburgo (região Serrana).