O Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Rio integrou a equipe da Alerj que recepcionou a comitiva do parlamento de Israel, o Knesset, nesta quarta-feira (29/08), no Palácio Tiradentes. O grupo, composto pelo diretor-geral do Knesset e por representantes das áreas de Operações, Recursos Humanos, Assuntos Internacionais do órgão e da Embaixada de Israel, pôde conhecer um pouco sobre a administração do parlamento fluminense, o projeto das novas instalações e ainda sobre a participação das mulheres no dia a dia da Assembleia. A comitiva ainda fez uma visita guiada aos principais pontos do Palácio.
Na ocasião, a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha, apresentou alguns dados que ilustram os desafios do empoderamento da mulher servidora, como o número de mulheres em cargos de gestão na Alerj, além do de eleitoras e candidatas no país. Ela ainda lembrou a necessidade de ações que incentivem a mulher a ocupar esses espaços, e que podem ser pautadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, e os Princípios de Empoderamento das Mulheres, ambos da ONU.
“Falar sobre esse tema foi um exercício importante, pois foi uma forma de olharmos para dentro, para a estrutura da Alerj, e percebermos que temos números muito interessantes. Vimos que a comitiva tem uma curiosidade grande pelo tema, pois eles já conseguiram avançar neste ponto, conquistando um equilíbrio nos cargos médios, mas ainda têm dificuldades de ampliar a participação feminina nos cargos de direção. Eles ficaram bastante curiosos sobre nossos números e políticas”, ressaltou Geiza.
Os visitantes também foram recebidos pelo Diretor-geral da Alerj, José Geraldo Machado, e pelo procurador Rodrigo Lopes, que falaram sobre a estrutura e a administração da casa, e ainda pelo engenheiro Ariel Bergher e a arquiteta Lenise Severino, que abordaram as políticas de acessibilidade e sustentabilidade das instalações, e sobre a nova sede da Alerj.