Fórum da Alerj conquista dois prêmios em 2022

O ano de 2022 ficou marcado pelo reconhecimento público do trabalho desenvolvido pelo Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro e de sua equipe. Foram duas premiações e a indicação como finalista do prêmio Atitude Carioca.

O Fórum foi homenageado em outubro com a Honraria ao Mérito na categoria Contribuição Honorífica, por unanimidade, pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ). Na justificativa, o presidente do CRA-RJ, Leonir Dal Pai, ressaltou que o prêmio se deve ao trabalho suprapartidário, independente, propositivo e visionário, realizado em prol do desenvolvimento econômico-social do Estado do Rio de Janeiro.

Em dezembro o Fórum conquistou o Prêmio Lixo Zero Brasil na categoria Institucional. A premiação, realizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, está na sua 5ª edição e é uma forma de reconhecer as boas práticas que incentivam a mudança de comportamento como a redução, reuso e inovação, a reciclagem, a educação ou ainda, propondo políticas públicas e ações comunitárias.

Desde 2015, o Fórum faz parte do calendário de eventos da Semana Lixo Zero disseminando as iniciativas voltadas para a redução da geração de resíduos sólidos e mobilizando as 68 instituições que o compõem, além de promover debates e atividades contínuas sobre a temática. Ao longo desses anos, o Fórum realizou sete edições da Semana Lixo Zero, incluindo um seminário internacional no Plenário da Alerj.

Em outubro, o Fórum foi, ainda, um dos finalistas do Prêmio Atitude 2022, na categoria “Impulsionando o Rio”, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (CAERJ) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

“Esse reconhecimento é muito importante para o Fórum da Alerj, que esse ano completou 19 anos de existência. No início eram 12 instituições. Hoje já são 68 entidades reunidas para pensar juntas no crescimento econômico, social e ambiental do estado. O grande segredo do Fórum é colocar sociedade civil organizada, academia e parlamento juntos para conversar e pensar e agir em prol do Rio de Janeiro, cada qual no seu papel. Esses prêmios são um estímulo para seguirmos adiante”, declarou a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha.