Fórum recebe Prêmio Lixo Zero Brasil 2022

O Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado Rio de Janeiro foi um dos vencedores do Prêmio Lixo Zero Brasil 2022, na categoria Institucional, pelas iniciativas para a redução da geração de resíduos sólidos. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta (15/12), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e contou com a presença da secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha.

O Prêmio, que está em sua 5ª edição, é uma forma de reconhecer as boas práticas que incentivam a mudança de comportamento como a redução, reuso e inovação, a reciclagem, a educação ou ainda, propondo políticas públicas e ações comunitárias. Junto ao Prêmio, também foi realizado o Encontro Nacional de Boas Práticas Lixo Zero.

Na ocasião, Geiza Rocha contou um pouco como se dão as iniciativas em torno da Semana Lixo Zero junto às instituições que compõem o Fórum. Desde 2015, o Fórum faz parte do calendário de eventos da Semana Lixo Zero disseminando as iniciativas voltadas para a redução da geração de resíduos sólidos e mobilizando as 68 instituições, além de promover debates e atividades contínuas sobre a temática. Ao longo desses anos, o Fórum realizou sete edições da Semana Lixo Zero, incluindo dois eventos internacionais.

“Fiquei muito feliz de compor esse ano a lista dos agraciados com o Prêmio e em compartilhar as atividades que realizamos na Alerj. Ao trazer as boas práticas internacionais para o Brasil e Rio de Janeiro, inspiramos também os deputados a olharem para o tema. Desde que o Fórum teve contato pela primeira vez com o movimento Lixo Zero, a gente tem compartilhado as ações das instituições que pertencem ao Fórum e compõem a programação da Semana Lixo Zero para ver o que podemos fazer em conjunto para melhorar a gestão dos resíduos sólidos, que também é um problema econômico. Temos de colocar em conta os impactos ambientais, dificilmente vamos virar a chave para mudar e ter uma economia a favor do meio ambiente”, explicou Geiza que recebeu o prêmio das mãos do presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini.

“A Geiza e sua equipe do Fórum têm uma capacidade absurda de difundir e organizar muitos eventos, sempre muito competentes, além de estarem conectadas à muitas pessoas”, ressaltou Sabatini.

Além do Fórum, o Rio de Janeiro também foi premiado na categoria Educação, pela implantação das Escolas Lixo Zero. O Programa do Laboratório de Estudos Aplicados na Educação do Estado do Rio de Janeiro tem por objeto tornar a rede pública estadual de ensino referência na educação para a sustentabilidade segundo práticas de lixo zero.

Os eventos contaram com o apoio do Centro Sebrae de Sustentabilidade e Teoria Verde.


Assista aqui ao Encontro Nacional de Boas Práticas Lixo Zero na íntegra

Confira os premiados de 2022

REDUÇÃO E REUSO

Comida Invisível | São Paulo/SP

Por meio do uso de tecnologia e geolocalização, o aplicativo Comida Invisível conecta quem tem alimentos em condições de consumo com quem precisa deles.

 EDUCAÇÃO

Escolas Lixo Zero | Rio de Janeiro/RJ

O Programa Laboratório de Estudos Aplicados na Educação do Estado do Rio de Janeiro tem por objeto tornar a rede pública estadual de ensino referência na educação para a sustentabilidade segundo práticas de lixo zero. Conheça os processos para a Certificação Lixo Zero.

LOGÍSTICA REVERSA

Reciclus | São Paulo SP

A Reciclus é responsável por operacionalizar a Logística Reversa das lâmpadas que contém mercúrio em sua composição, e disponibiliza Pontos de Entrega em estabelecimentos comerciais em todo Brasil, para que pessoas físicas possam descartar suas lâmpadas usadas para posterior coleta segura, transporte e destinação correta em nossos recicladores homologados.

COMPOSTAGEM

 Associação Brasileira de Compostagem | Sorocaba/SP

A Associação foi formada para conectar, valorizar e organizar o setor rumo ao desenvolvimento e ampliação da compostagem no Brasil. Reúne as principais instituições e empresas do segmento.

INICIATIVA PÚBLICA / COMUNICAÇÃO

Secretaria de Comunicação de Manaus | Manaus/AM

A Secretaria de Comunicação da cidade de Manaus abraçou o movimento Lixo Zero e desenvolveu campanhas publicitárias educativas para a população.

RECICLAGEM E SISTEMAS DE RECICLAGEM

Grupo Muda | São Paulo/SP

O Muda faz Gestão de Resíduos e Educação Ambiental em mais de 500 condomínios em toda cidade de São Paulo, garantindo a destinação correta de resíduos recicláveis que são doados para 15 Cooperativas de baixa renda parceiras.

INFLUENCIADOR

Verdes Marias | São Paulo/SP

As Verdes Marias, três irmãs que compartilham nas redes sociais práticas sustentáveis do dia-a-dia que chamam de microrrevoluções. O tema principal é o resíduo e como evitá-lo. Estão em todas as redes sociais onde abordam os temas redução no consumo, compostagem, reciclagem e trocas de lixo zero.

CERTIFICAÇÃO LIXO ZERO

Campari Group | Olinda / PE

A Campari Suape possui uma gestão assertiva de todos os resíduos gerados em seu processo de fabricação, incluindo indicadores relacionados ao índice de reciclagem da fábrica e constante monitoramento dos envios para aterro. Alcançaram o percentual de desvio de aterro acima de 98%. É a primeira planta do Grupo e a primeira Indústria da região a obter esta certificação.

CATADORES E ASSOCIAÇÕES

CENTCOOP | Brasília / DF

A CENTCOOP atua em rede em defesa de uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores e trabalhadoras da coleta de materiais recicláveis do Distrito Federal. Enfatiza os valores do cooperativismo, da economia solidária e do tratamento humano igualitário para todas as pessoas envolvidas com o processo de reciclagem no Distrito Federal.

EVENTOS LIXO ZERO

Verdear Eventos + Sustentáveis | Maceió/AL

Uma unidade de negócios da Yby Soluções Sustentáveis, que atua desde 2019, com o propósito de levar experiências de sustentabilidade para eventos, através da responsabilidade compartilhada. Possui 3 cases de eventos certificados Lixo Zero e o maior festival de inovação e sustentabilidade da América Latina em processo de certificação.

CERTIFICAÇÃO LIXO ZERO

Pedro Daltro e Francesco Moliterni | Brasília/DF

A primeira embaixada Lixo Zero do mundo foi a da Itália no Brasil. Recebeu o Prêmio Internacional de Resíduos das Embaixadas Italianas devido a Certificação Lixo Zero da Embaixada do Brasil. Realiza a Semana Verde da Embaixada baseada no Lixo Zero, promovendo diversos eventos e encontros.

CIDADE LIXO ZERO

Pátios de compostagem nos bairros | Florianópolis / SC

A cidade inova com pátios de compostagem remunerados e descentralizados. Quatro organizações receberam ordens de serviço para processar em torno de 70 toneladas de resíduos orgânicos por mês, mediante pagamento da prefeitura.

MATÉRIA JORNALÍSTICA

TV Anhanguera – Afiliada à Rede Globo em Goiás | Goiânia / GO

A reportagem produzida pela TV Anhanguera em Goiânia, referente ao Dia Lixo Zero, foi veiculada na capital Goiânia, afiliadas no interior do estado e no Jornal Nacional, ajudando a difundir o conceito Lixo Zero.

COMUNICAÇÃO

A revolução começa aqui | São José/SC

O Documentário conta os processos que a escola passou para chegar a ser a primeira escola Lixo Zero do Brasil. A visão dos professores, alunos, diretores, equipe de limpeza, cozinheiras e pais. Saiba como foi a repercussão positiva regional e posteriormente nacional e como o Instituto Lixo Zero lidou com as dificuldades para conseguir essa transformação.

LIXO ZERO AMÉRICA LATINA

Basura Cero Uruguai | Montevidéo/Uruguai

Colabora com o Instituto Lixo Zero desde sua formação, criou o Basura Cero Uruguai e ajuda a expandir o Lixo Zero para a América Latina (Basura Cero LATAM).

CONSULTORIA LIXO ZERO

Euro Ambiental | Timbó / SC

Empresa de consultoria ambiental, credenciada do Instituto Lixo Zero Brasil que se destaca, tornando-se em 2022 a que mais conquistou Certificações Lixo Zero no Brasil.

CATEGORIA INSTITUCIONAL

Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico Lixo Zero | Rio de Janeiro/RJ

O Fórum oficial atua desde 2015 internamente na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, com atividades contínuas, promovendo debates, apoiando o Instituto Lixo Zero e realizando o calendário de eventos.

CIDADE DESTAQUE MATO GROSSO

Programa Eco Sorriso | Sorriso/MT

O Programa Eco Sorriso desenvolvido pela Prefeitura de Sorriso, com diversas iniciativas para melhorar a gestão de resíduos no município, como a coleta seletiva de recicláveis, implantação do projeto piloto do baldinho para orgânicos, educação ambiental nas escolas e porta a porta, instalação de Eco Pontos e instalação de biodigestores nas escolas municipais.

LOGÍSTICA REVERSA

Tudo Se Transforma | Cuiabá/MT

Primeira empresa de Logística Reversa de recicláveis de Mato Grosso apta para atender grandes geradores. Transformando o impacto ambiental de embalagens pós consumo, através de créditos de Logística Reversa. Conheça as possibilidades que a empresa pode oferecer em âmbito nacional.

LOGÍSTICA REVERSA

Café Três Corações | Eusébio/CE

A TRES, solução de cafés expressos e multibebidas do Grupo 3corações, atua com logística reversa de cápsulas pós-consumo, disponibilizando pontos de coleta distribuídos nas cidades e localidades próximas de São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Fortaleza/CE, Jericoacoara/CE, Natal/RN, Recife/PE, Fernando de Noronha/PE, Salvador/BA, Brasília/DF, Goiânia/GO, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, Curitiba/PR, Londrina/PR e agora em implantação na cidade de Cuiabá/MT e região.

CRIAÇÃO DE REDES

Rede de Reciclagem e Inovação de Mato Grosso | Cuiabá/MT

A Rede de Reciclagem e Inovação de Mato Grosso reúne empresas do segmento da reciclagem, tratamento e gestão de resíduos, produção de embalagens reciclagem, serviços diversos, consultorias e educação ambiental. A conexão positiva entre os integrantes da Rede, da maior visibilidade para os especialistas no estado, fomentando o mercado, evoluindo os processos, tornando o setor mais forte e posicionado