Câmara vai debater temas que impactam a vida do agronegócio fluminese

Nos próximos meses os produtores rurais fluminenses vão lidar com dois prazos importantes: dia 5 de maio é o limite para a entrega do Cadastro Ambiental Rural (CAR); e Junho é o mês em que será publicado em diário oficial do Executivo o Zoneamento Ecológico Econômico. "São dois temas que impactam diretamente na produção do estado", explica a subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha.

Segundo Leopoldo Erthal, assessor da Federação de Agricultura (Faerj), ainda há muito desconhecimento sobre o CAR e é importante entender como vai ficar a situação de todos que não foram cadastrados depois desse prazo final. O CAR foi criado em 2012 pelo Ministério do Meio Ambiente para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das áreas de proteção permanente (APP), reserva legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental. No dia 27 de abril, o Serviço Florestal Brasileiro, será convidado a apresentar dados sobre o estado do Rio de Janeiro.

Em maio, a câmara se reúne para debater o Zoneamento Ecológico-Econômico estadual. Serão convidados produtores e associados para discutir o projeto, que, segundo a secretaria estadual do meio ambiente, está em fase de consulta pública e terá seu texto final divulgado em junho. O ZEE é um mecanismo de gestão ambiental e consiste na delimitação de zonas ambientais e atribuição de usos e atividades compatíveis, segundo as características (potencialidades e restrições) de cada uma delas. O objetivo é o uso sustentável dos recursos naturais e o equilíbrio dos ecossistemas existentes.

Em Junho, a câmara irá receber representantes do programa Intecral, projeto possível graças à parceria entre o Programa Rio Rural e o Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha para o desenvolvimento de pesquisas e soluções tecnológicas para a agricultura familiar.