Certificação para novas profissões e programa de qualificação profissionais estarão em pauta no Fórum

A Câmara de Formação Profissional e Educação Tecnológica realizou nesta quinta (14/03) o primeiro encontro do ano para recolher sugestões de temas que serão abordados ao longo do ano. Entre as propostas apresentadas estão a discussão de modelos de reconhecimento, validação e acreditação para as novas profissões que estão surgindo e a implantação do programa Qualifica RJ do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Geração de Renda do estado do Rio de Janeiro (CETERJ). A reunião pode ser assistida na íntegra no Canal do Fórum no Youtube.

“Temos muitas novas profissões surgindo, principalmente na área da tecnologia, com os drones, IOT, Impressão 3D, por exemplo. Precisamos debater a certificação dessas atividades, com o aprendizado sendo feito dentro ou fora de sistemas regulares de ensino com, ou sem EAD e o reconhecimento feito por provas independentes tipo, OAB, ISO, concursos, ENEM, Encena, Sistema S, Sebrae, entre outros. É uma maneira de acelerar a escolaridade no Brasil, melhorar o nível de emprego porque existem milhares de vagas e oportunidades não preenchidas que poderiam ser supridas por esse meio”, disse o representante do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro, Paulo Millet.

Outro tema trazido foi a implementação do programa Qualifica RJ, projeto de qualificação profissional de iniciativa do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Geração de Renda do estado do Rio de Janeiro (CETERJ), vinculado à Secretaria Estadual de Estado de Trabalho e Renda.

“Foram mapeados todos os municípios do estado do Rio de Janeiro nas suas demandas de qualificação profissional conforme as necessidades da indústria, turismo e comércio. Existe um trabalho bem avançado, que foi atualizado ano passado pela SETRAB e podemos apresentar e ajudar a colocar em prática”, mencionou o gerente de Educação Profissional do SENAI Rio, Edson Mello.

A Firjan também trouxe a preocupação com a proposta do passe livre para estudantes da qualificação profissional, além da preocupação com a ampliação de matrículas de Ensino Médio no estado.

Já o representante do CEFET RJ, Heitor Mendes, apresentou a sugestão de aprimorar a legislação sobre divulgação das oportunidades de continuidade de formação profissional/educação aos públicos-alvo no estado: a formação profissional de nível fundamental (cursos diversos, FIC); a formação técnica de nível médio; a formação superior tecnológica, de bacharelado e licenciatura.

“As pessoas não sabem que existem essas oportunidades. Temos vagas ociosas e 25 milhões de jovens sem estudar no país, um número muito grande de jovens fora de qualquer formação. É um passivo gigantesco que compromete o futuro do país e do estado. Precisamos gerar uma aproximação entre a formação profissional e a inserção no mercado de trabalho”, pontuou.

A próxima reunião da Câmara de Formação Profissional e Educação Tecnológica acontecerá no dia 16 de abril.