Câmara de Infraestrutura e Logística vai debater questões de segurança pública que afetam a mobilidade no estado

Os membros da Câmara de Infraestrutura e Logística definiram que irão debater a segurança pública como tema transversal à mobilidade urbana e ao transporte de cargas. A sugestão foi trazida pelo grupo no encontro virtual realizado nesta terça (09/04).

Ficou definido ainda que na próxima reunião, em maio, cada instituição trará a sua contribuição para a discussão, quando será montado um diagnóstico com sugestões de atuação para o legislativo estadual.

“O maior problema do Rio de Janeiro é a segurança. Afeta o transporte público, a logística, as atividades do comércio e serviços, além das indústrias e escolas. O que é prioritário não é o transporte, não é logística, não é educação, é a segurança pública”, enfatizou o assessor especial da presidência da Fercomércio, Delmo Pinho.

Para ele, o primeiro passo seria ter um plano de segurança para as vias troncais.

“É necessário dar mais atenção às principais vias de penetração da Região Metropolitana. O ideal seria que essas vias tivessem câmeras integradas, reconhecimento facial, mais policiamento. Quando conseguirmos mais efetividade na segurança destas vias, partimos para outras.” Explicou.

O especialista de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), Diogo Martins, corroborou com a fala de Delmo.

“A questão da segurança pública é fundamental e afeta todos os setores. Temos o trabalho da Fetranscarga nesse sentido com o projeto Segurança Blindada, assim como a Firjan elaborou um estudo sobre o roubo de cargas no estado que podem contribuir com a discussão. Já a Alerj tem muito a contribuir com o tema, podendo propor leis que fomentem esse debate”, citou.

A próxima reunião da Câmara de Infraestrutura e Logística está marcada para o dia 09 de maio.

Assista ao encontro desta terça na íntegra no Canal do Fórum no Youtube.