Educação vai permear as discussões da Câmara de Gestão e Políticas Públicas

A Câmara de Gestão e Políticas Públicas demonstrou preocupação com a qualidade do ensino nas escolas do estado. Na reunião ordinária desta quinta (11/04), ficou definido que o grupo irá montar um painel para abordar o panorama da educação no Rio de Janeiro. Hoje, estão sob administração do estado, 1232 escolas, sendo 1185 do ensino médio e o restante do ensino fundamental 2.

“A evolução do estado passa obrigatoriamente pela educação. Além do número de escolas, precisamos saber onde estão localizadas e se há concentração para saber se atendem de fato a demanda. Precisamos nos aprofundar nesses números e pensarmos em melhorias para darmos a nossa contribuição”, observou o representante da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Jurandir Teixeira.
Os membros da Câmara sugeririam convidar a secretária estadual de educação para conhecer os desafios enfrentados pela pasta.

“Seria interessante a gente tomar conhecimento das angústias e dificuldades, principalmente no ensino médio, conhecer os desafios pela secretaria para podermos pensar estrategicamente em como contribuir”, afirmou o representante da UERJ, Rodrigo Rodriguez, que vai apresentar um panorama regional das escolas estaduais durante o painel.

Para a conselheira da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Cheryl Berno, a apresentação precisa ser qualitativa para que se possa entender o que está acontecendo com o ensino no estado.

“Precisamos saber o que está acontecendo com a qualidade no ensino no Rio de Janeiro. Queremos entender o porquê de tirarmos 3,5 no ranking do Brasil enquanto teríamos que atingir 4,4 ao menos. O que precisamos para chegar lá. Estamos falando do nosso futuro e precisamos investir nesses garotos”, concluiu.

O encontro pode ser assistido na íntegra no Canal do Fórum no Youtube.