Câmara de Tecnologia dará continuidade ao debate sobre compras públicas

No final de 2023, a Câmara de Tecnologia debateu o estímulo às compras públicas de inovação em um encontro em setembro (clique aqui para acessar). O grupo decidiu dar continuidade ao tema com a realização de um painel, em maio, que irá abordar os desafios e casos de sucesso para a implementação das compras públicas no Rio de Janeiro.

Na reunião ordinária desta terça (16/04) os membros da Câmara reforçaram a necessidade de aproveitar o poder de compra do Estado para o fomento da ciência e desenvolvimento tecnológico.

"No primeiro evento foi feita uma sensibilização para os gestores entenderem que já existem instrumentos para as compras públicas. Nesse segundo momento precisamos de uma reunião focada em como operacionalizar a questão no âmbito do governo do estado", explicou o representante da Associação de Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro RJ), Marco Túlio Castro.

A ideia é contar com a participação de representantes da Casa Civil e do Proderj, além de levantar os exemplos bem-sucedidos já em prática no estado. Outra sugestão trazida foi a inclusão da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) no painel.

"Temos de ouvir do gestor público quais são os obstáculos e conhecer os casos de sucesso. Podemos trazer alguém da UERJ para relatar quais são as dificuldades enfrentadas para efetuar as compras públicas dentro do sistema universitário", sugeriu Marco Pacheco, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

Confira o encontro na íntegra no Canal do Fórum no Youtube