Turismo Sustentável e ampliação de delegacias especializadas no atendimento ao turista serão debatidos no Fórum

O turismo sustentável de base comunitária e a ampliação de delegacias especializadas no atendimento aos turistas no interior do estado serão debatidos pela Câmara de Turismo, Cultura e Esportes em 2024. Os temas foram definidos nesta quinta-feira (06/04) durante a reunião virtual do grupo que pode ser conferida na íntegra no Canal do Fórum no Youtube.

De acordo com Ana Gabriela do Carmo, representante do CREA-RJ na Câmara, a ideia é ter um planejamento do turismo sustentável de base comunitária no âmbito do estado mediante uma articulação entre o poder público e a sociedade civil organizada para traçar diretrizes e meios de implementação para o eixo temático.

“Com o turismo sustentável de base comunitária traz impactos positivos nas dimensões econômicas, sociais e ambientais. Vamos gerar emprego e renda, além de fomentar o turismo. Proponho criar um grupo de trabalho que reúna instituições ou organização correlatas ligadas ao turismo e também representantes de associação de moradores, mapeando também as populações indígenas e quilombolas do estado”, detalhou Ana Gabriela
Outro assunto que será abordado já no próximo encontro do grupo é levar para as regiões turísticas do estado, as delegacias e batalhões especializados no atendimento aos visitantes. A sugestão foi trazida pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento de Turismo (Condetur) da Costa do Sol, Marco Navega.

“Vou trazer diversas informações para podermos debater a proposta de termos no interior do estado uma Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat), assim como um Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur). Hoje, a sede de ambas fica na capital e temos uma subsede do BPTur em Miguel Pereira. Precisamos levar esse atendimento especializado para as nossas cidades turísticas, com profissionais capacitados e bilíngues para lidar com os visitantes”, frisou Navega.

A próxima reunião da Câmara Setorial de Turismo, Cultura e Esportes será realizada no dia 07 de maio.