Rio em Foco aborda 20 anos de história do Fórum da Alerj

Em agosto de 2023, o Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado – Jornalista Roberto Marinho, completou 20 anos de existência. E para contar essa história, a segunda edição do programa Rio em Foco desta segunda-feira (28/08) destacou os momentos mais importantes e emblemáticos desse órgão. 


Entre todas as Assembleias Legislativas do Brasil, a Alerj é a única a possuir um espaço integrado que reúne academia, iniciativa privada, poder público e sociedade civil organizada para debaterem, construírem e aperfeiçoarem políticas públicas para o estado do Rio. Entre as principais que surgiram por meio dos debates realizados nas câmaras setoriais do Fórum estão: marco legal da inovação, Lei 9.809/2022; carta de serviço ao cidadão, Lei 6.052/2011; exclusão do setor de lácteos do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal, Lei 7.593/2017; implantação do 5G, Lei 9.151/2020, entre outras.


“A nossa Assembleia é a única em todo o país que tem um espaço que pensa o desenvolvimento econômico de forma integrada. Ao longo desses 20 anos, o Fórum da Alerj foi importante não só no aperfeiçoamento das leis, mas também no período de pandemia e pós pandemia, apontando caminhos e soluções em conjunto com os 70 deputados da casa”, explicou a deputada Tia Ju (Republicanos), à frente do Fórum desde o início desse ano.


Para o subdiretor-geral do Fórum da Alerj, Frederico Lima, o Fórum é um portal de realidade, em que auxilia e direciona os deputados na formulação das políticas para a melhoria do estado.

Projetos como Conhecimento na Tela, Fórum Capacita, Unidos Contra o Coronavírus e o Fundo Soberano, que também foram criados ao longo dessas duas décadas, foram retratados no documentário, relembrando o telespectador especialistas e autoridades de diversas áreas que passaram pelo Fórum e que deixaram um legado de aprendizado e informação.


“O que significa uma economia humana? Nós seres humanos precisamos descobrir o sentido da dependência humana, afinal o que eu estou vestindo ou o que eu como foi produzido e fabricado por uma outra pessoa. Diante dessa realidade, por que temos que competir sempre com as pessoas? É importante educarmos nossos filhos para que eles busquem importantes cargos e salários, mas não só isso, é preciso ensiná-los também a como servir o próximo”, provocou o economista Joan Melé durante evento realizado pelo Fórum em 2019, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho - Palácio Tiradentes, antiga sede da Alerj.


Essas e outras iniciativas, além de depoimentos dos presidentes das instituições que compõem o Fórum, estão documentadas no programa que vai ao ar às 22 horas, na TV Alerj (canal 12 NET e canal 10.2 TV digital), com reprises no sábado, (02/09), às 20h, e domingo (03/09), às 17h, e também no canal do YouTube do Fórum da Alerj.