20 anos do Fórum de Desenvolvimento Estratégico é tema de exposição na Galeria da Alerj

A trajetória do Fórum de Desenvolvimento Estratégico é contada na exposição que celebra os 20 anos do órgão. Inaugurada nesta segunda-feira (21/09), na Galeria da Sede da Alerj, a mostra traz os principais marcos históricos do Fórum, como as 11 leis e uma resolução aprovadas desde a sua criação em 2003.

Iniciativa única entre as Assembleias Legislativas de todo país, o Fórum foi criado para conectar ideias, promover debates, ampliar a participação dos cidadãos no aperfeiçoamento das leis e das políticas públicas e criar uma agenda comum que reúna academia, sociedade civil organizada e o Poder Legislativo fluminense. Atualmente, 67 instituições integram o Fórum, que tem como foco a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental do estado a partir de um diálogo franco, transparente e aberto a todos que queiram participar das reuniões das câmaras setoriais e eventos.

"Duas décadas de dedicação, diálogo e ação afirmam o papel crucial deste Fórum como um veículo de transformação positiva para a nossa sociedade fluminense. Cada debate realizado, cada ideia compartilhada, contribuiu para a construção de um Rio de Janeiro mais resiliente e preparado para os desafios do século XXI. Este é também um momento de renovar nosso compromisso com a visão que inspirou a criação deste Fórum. O desenvolvimento estratégico não é um evento isolado, mas sim um processo contínuo e dinâmico. Devemos permanecer vigilantes e flexíveis, adaptando-nos às mudanças do mundo ao nosso redor e garantindo que nossas estratégias permaneçam relevantes e eficazes", salientou a deputada Tia Ju, 2ª vice-presidente da mesa Diretora da Alerj e responsável pela condução dos trabalhos do Fórum.

Na exposição, são exibidos 20 totens que contam o início de tudo: desde a estrutura do Fórum da Alerj, com suas 8 câmaras setoriais e mais o Grupo de Trabalho do Selo Arte, passando pelo programa de TV Rio em Foco até a participação no GT do Governo do Estado, que debate a regulamentação do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em 2023.

A visitação é gratuita e aberta ao público e fica disponível até próxima sexta-feira (25/08).

Serviço:
Exposição 20 anos do Fórum
De 21 a 25 de Agosto
Endereço: Galeria da sede da Alerj. Rua da Ajuda, nº 5, Centro.