GT do Selo Arte levantará gargalos para o desenvolvimento da agroindústria de pequeno porte no estado

O Grupo de Trabalho do Selo Arte definiu que irá fazer um levantamento com os entraves enfrentados pelos pequenos produtores rurais do estado para desenvolver um plano de trabalho em busca de soluções para os gargalos. Caberá ao gerente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (EMATER-RIO), Jairo Roberto Gomes da Silva, elencar as questões que serão analisadas posteriormente pelo grupo. O tema foi debatido nesta terça-feira (08/08) durante a reunião do mensal do GT.

“Estamos sem recursos no momento, com quadro técnico desfalcado e o Regime de Recuperação Fiscal impede que sejam feitos novos concursos. São problemas que vão desde a falta de carros até gasolina para acompanhar as necessidades desses pequenos produtores rurais que precisam de assistência para progredir e se formalizarem”, explica Jairo.

O coordenador de agronegócio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro (Sebrae-Rio), Marcos Vasconcellos, acredita que conhecendo as demandas, o grupo irá se mobilizar para criar uma agenda de trabalho e apoiar o trabalho da Emater.

“Temos uma penca de problemas já conhecidos, como o selo de inspeção, que vem fazendo os pequenos produtores rurais operarem ou voltarem à ilegalidade. A ideia é fazer é esse levantamento e mergulhar nessas questões. Vamos somar esforços, reunindo Sebrae, Senar, Embrapa, Secretaria de Agricultura, sindicatos para atuarmos em conjunto e mitigar os problemas”, afirmou Vasconcellos.

Assista à reunião na íntegra no Canal do Fórum da Alerj no Youtube