Deputada Tia Ju recebe demandas e sugestões para alavancar o turismo regional no estado

A formalização das Regiões Turísticas do estado esteve na pauta do encontro da última terça (08/08) entre a deputada Tia Ju, eleita segunda vice-presidente da Mesa Diretora e responsável pela condução do Fórum, com o subdiretor-geral do Fórum, Frederico Lima, e o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Turismo (Condetur) da Costa do Sol, Marco Navega.

A reunião teve como objetivo promover o desenvolvimento do turismo de maneira regionalizada, com foco em um planejamento coordenado e participativo, envolvendo diversos atores públicos, privados e da sociedade civil.

A ideia é que seja criada uma força-tarefa para que as 12 Regiões Turísticas sejam regularizadas e assim aptas a serem contempladas pelas políticas públicas federais de turismo. Hoje, apenas três estão formalizadas. São elas: Costa do Sol, Serra Verde Imperial e Caminhos da Serra.

De acordo com Navega, a promoção do turismo nessas localidades contribui para alavancar o desenvolvimento regional do estado. Uma sugestão apresentada por ele foi que a deputada Tia Ju promova uma reunião por meio do Fórum da Alerj com os representantes das 12 regiões turísticas visando o desenvolvimento de políticas públicas para o setor. Ele ressaltou a importância da Alerj como um ator central para defender essa causa.

“A regulamentação das 12 instâncias de governança regional das Regiões Turísticas é fundamental para o desenvolvimento do setor no estado. Minas Gerais tem todas as suas 44 Regiões Turísticas regularizadas, fazendo com que recursos públicos federais sejam destinados para lá e não para o Rio de Janeiro. Por aqui, precisamos regularizar, inclusive, a Região Metropolitana, sendo o Rio de Janeiro a porta de entrada do País”, ressaltou Navega.

Na ocasião, também esteve presente a professora Katia Mansur da UFRJ, que compartilhou informações sobre o estabelecimento do Geoparque Costões e Lagunas na região do litoral norte e leste do Estado do Rio de Janeiro, englobando 16 municípios.

O projeto está em discussão desde 2010 e abrange desde o Município de Maricá até São Francisco de Itabapoana e compreende áreas de interesse científico, didático-pedagógico, turístico, histórico, pré-histórico e ecológico.

Katia enfatizou a relevância desse espaço para a conservação de uma região de beleza e valor geocientífico singular. Cerca de 15% da área é composta por Unidades de Conservação estaduais ou federais, além de lagoas e lagunas.

Na região do Geoparque Costões e Lagunas do Estado do Rio de Janeiro, há uma rica diversidade geológica que abrange bilhões de anos de história. Rochas metamórficas, estratigráficas, geomorfológicas, entre outras, enriquecem o local. O território também apresenta elementos geológicos como grabens e falhas, além de diques toleíticos mesozoicos e corpos alcalinos paleocênicos.

“Queremos que o Geoparque Costões e Lagunas seja reconhecido pela UNESCO estimulando o turismo na região e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população no entorno”, frisou Katia.

A deputada Tia Ju demonstrou otimismo em fortalecer essa iniciativa por meio de seu mandato, visando promover o desenvolvimento sustentável e turístico da região.