Fórum da Alerj faz sua primeira participação no GT do Governo de Estado que trata da regulamentação do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico fez sua estreia, na última segunda-feira (17/07), no Grupo de Trabalho do Governo do Estado criado para debater a regulamentação do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (da Lei N.º 9.809/22). O Fórum foi representado na reunião, realizada na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), pelo subdiretor-geral, Frederico Lima, e pelo membro da Câmara Setorial de Tecnologia, Marco Tulio Castro.

Durante o encontro, conduzido pelo subsecretário de Ensino Superior, Tecnológico e Pesquisa da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) Edgard Neto, ficou definido que o trabalho será dividido em cinco câmaras setoriais: financiamento do sistema/FAPERJ e FAETC; Políticas de Inovação e Empreendedorismo; ICT e Universidades; EAD e Ensino Técnico e Profissionalizante; Polo Virtual de Inovação.

De acordo com Frederico Lima, o Fórum da Alerj deverá compor quatro das cinco câmaras.

“Vamos sentar com os membros do Fórum para definir quem serão os nossos representantes nessas câmaras desenhadas por esse grupo de trabalho. A princípio, só não participaremos da câmara que tratará da criação do polo virtual de inovação. Daremos toda contribuição possível para acelerar a regulamentação desta Lei tão importante", explicou o subdiretor do Fórum.

O Grupo de Trabalho da SECTI tem como objetivo contribuir com a regulamentação do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação apresentando sugestões que serão levadas para serem apreciadas pelo Executivo.
As próximas reuniões do GT estão previstas para os dias 9,10 e 11 de agosto.

Fórum da Alerj

O Fórum da Alerj passou a integrar o GT da SECTI no início de julho, após a deputada estadual Tia Ju, representante do órgão, se reunir com o secretário da Pasta, Mauro Azevedo Neto. Na ocasião, ela solicitou a inclusão do Fórum no grupo, uma antiga demanda da Câmara Setorial de Tecnologia, e foi prontamente atendida.