Fórum da Alerj passa a integrar GT do Governo do Estado que debate a regulamentação do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico acaba de ingressar no grupo de trabalho do Governo do Estado, criado para debater a regulamentação da Lei nº 9.809/22, que instituiu o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. O anúncio foi feito na última quarta-feira (05/07) pela deputada Tia Ju, eleita segunda vice-presidente da Mesa Diretora e responsável pela condução do Fórum, durante a reunião da Câmara de Tecnologia.

“O Fórum da Alerj é muito representativo e assim que essa demanda foi trazida a mim, agendei uma reunião com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo Neto, para solicitar a entrada do Fórum no Grupo de Trabalho, que já vem se reunindo, para pensar e desenvolver a regulamentação da Lei nº 9.809/22. Agora os membros do Fórum poderão contribuir oficialmente para essa construção, que é de suma importância para o estado”, ressaltou a parlamentar.

Após o encontro com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado no fim de junho, o gabinete da deputada Tia Ju encaminhou um ofício à pasta solicitando o ingresso do Fórum, que contará com dois assentos no GT da SECTI. Um deles será ocupado pelo subdiretor do Fórum, Frederico Lima e o outro será de um dos membros pertencentes à Câmara Setorial de Tecnologia, que já vem debatendo o tema desde a concepção da legislação.

“O trabalho do Fórum será sempre muito propositivo e estamos também alinhados junto com as Comissões Permanentes da Casa pensando no desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro. Se depender da nossa cobrança e empenho, a Lei nº 9.809/22 será regulamentada ainda este ano”, frisou a deputada.

Sistema Estadual Ciência, Tecnologia e Inovação

Sancionado no final de julho do ano passado, o Sistema Estadual Ciência, Tecnologia e Inovação, organizado em regime de colaboração entre entes públicos e privados, tem como objetivo promover o desenvolvimento científico e tecnológico, além da inovação como elemento fundamental da estratégia de desenvolvimento social, econômico e tecnológico fluminense. Ele deverá também contribuir para a equidade racial e de gênero nos ambientes de produção científica, tecnológica e de inovação a partir da implementação de políticas públicas específicas que garantam a qualificação técnica, bem como o apoio financeiro a projetos científicos destinados à melhoria da qualidade de vida dos referidos grupos.