Empregabilidade é definida como prioridade pela Câmara de Formação Profissional e Educação Tecnológica

Com o objetivo de traçar estratégias para o ano de 2023, o subdiretor-geral do Fórum da Alerj, Frederico Lima realizou a primeira reunião do ano da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica nessa última terça-feira (25/04). A empregabilidade foi o tema sugerido pelas instituições que participaram do encontro que aconteceu de forma on-line. Para assistir na íntegra clique aqui.

“Um debate sobre empregabilidade deve ser o primeiro passo dessa Câmara. Como um jovem recém-formado pode obter a experiência que o mercado de trabalho exige?”, indagou a Conselheira Consultiva do Clube de Engenharia – RJ, Fátima Sobral.

O professor do CEFET-RJ, Heitor Mendes, reforçou que “atualmente, o estágio não é mais obrigatório, mas se formos analisar, é muito mais fácil a inserção de um profissional no mercado uma vez que ele já está convivendo na empresa/instituição. Meu estágio foi meu primeiro emprego, por isso a questão da empregabilidade é importante”.

Heitor também falou sobre a necessidade de políticas públicas em empregabilidade e de maior articulação entre os diferentes atores como, por exemplo, o próprio CEFET, Firjan, secretarias, entre outros.

A conselheira do CRA-RJ, Ana Shirley, reiterou a necessidade de inserir a iniciativa privada nesse debate.

Ao final do encontro, ficou decidido que serão montados dois painéis para a apresentação desse tema na próxima reunião da Câmara, prevista para o dia 30/05. No primeiro momento, será trabalhado a qualificação profissional e cursos técnicos e no segundo momento cursos superiores de tecnologia e pós-graduações tecnológicas.

“Precisamos entender se o que estamos oferecendo está conectado com o mercado e vice-versa”, afirmou a pró-reitora do IFRJ, Alessandra Paulon.

Reunião Geral do Fórum da Alerj 2023

Lembrando que em abril desse ano, o Fórum convidou as 67 instituições que o compõem para apresentarem uma agenda de trabalho para 2023. Para assistir clique aqui.

Entre os principais temas elencados pelas entidades estavam: encontro com o IBGE para divulgação dos dados do Censo Demográfico 2022; ESG, sigla que em português significa responsabilidade ambiental, social e de governança; economia do mar e a ampliação da participação do Fórum em comunidades e diferentes grupos empreendedores.

No caso da Câmara de Formação Profissional e Educação Tecnológica, os representantes sugeriram a extensão tecnológica para ganhos de produtividade e qualidade; projeto de inserção de técnicos e engenheiros nas empresas como estagiários e primeiro emprego de recém-formados; mapeamento da educação profissional no estado do Rio, atrelado ao ensino superior, técnico e as diferentes formações de qualificação profissional.