Programa do Ministério do Turismo apoia desenvolvimento de Destinos Inteligentes

Estão abertas até o dia 21 de abril as inscrições de municípios para o programa Estratégia Nacional Destinos Turísticos Inteligentes, do Ministério do Turismo. As cidades selecionadas receberão apoio para realizar o Plano de Transformação e elaborar um sistema de gestão, iniciativas do MTur que visam desenvolver o turismo local e capacitar gestores do setor.

Podem participar os municípios de categoria A e B do Mapa do Turismo Brasileiro de 2022, do Programa de Regionalização do Turismo. Ao todo serão escolhidas 10 cidades, sendo pelo menos uma de cada região do país. O resultado será divulgado entre os dias 10 e 31 de maio de 2023, e as inscrições devem ser feitas no site do MTur.

De acordo com o Ministério do Turismo, um Destino Turístico Inteligente é aquele que "gerencia seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável, sendo comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas". Assim, é preciso que os selecionados procurem soluções inteligentes para resolver problemas de segurança, acessibilidade, infraestrutura, comunicação, marketing entre outras.

Esta é a segunda edição do Destinos Turísticos Inteligentes. O projeto-piloto já havia selecionado 10 cidades, dentre elas Rio de Janeiro e Angra dos Reis, que receberam certificados de “DTI em Transformação”.