Web Summit Rio pode impactar em até R$1,2 bilhão a economia carioca

O Rio de Janeiro irá sediar, entre os dias 1° e 4 de maio, o Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. A cidade será palco oficial da convenção pelos próximos seis anos, até 2028, e a expectativa é de que, durante esse período, sejam movimentados cerca de R$1,2 bilhão na economia carioca. A estimativa foi obtida por meio do levantamento Potenciais Impactos Econômicos do Web Summit Rio (2023-2028), elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS) em parceria com a Invest.Rio.

De acordo com o estudo, o Rio deve arrecadar cerca de R$ 100 milhões com o ISS do Turismo ao longo das 6 edições e receber mais de 800 mil visitantes. Os setores de hotéis e alimentação devem ser os mais impactados, podendo arrecadar no total até R$ 161,3 milhões e R$ 234,1 milhões, respectivamente.

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, destacou que o evento também trará grandes impactos no comércio. "O turismo movimenta 54 setores da economia, e o comércio talvez seja o mais impactado. Com a atração de eventos para a cidade, nós esperamos que o comércio consiga um crescimento substancial este ano. Este novo momento do Rio está fazendo com que os eventos retornem e venham para ficar", ressalta.

Além disso, recepcionar o Web Summit é visto pela prefeitura como uma oportunidade de impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade e firmar o Rio de Janeiro como capital da inovação. "O impacto que prevemos vai mudar um pouco a cara da cidade, para que ela abrace essa agenda da tecnologia, gerando emprego, renda e oportunidades", afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões.

Startups também terão oportunidade

Para empresas interessadas em participar do evento, o Esquenta Web Summit, painel de preparação promovido pelo Invest.Rio, lançou um edital que selecionará dez startups brasileiras para participar do Rio Web Summit 2023. As inscrições ficam abertas até hoje, 17 de março, e podem ser feitas pelo site do SEBRAE