Desenvolvimento da região do Porto do Açu deve estar no foco do trabalho do Fórum em 2023, afirma presidente da Alerj

O presidente da Alerj e do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Rio, deputado Rodrigo Bacellar (PL), afirmou em entrevista que o desenvolvimento da zona portuária, em especial do Porto do Açu, deve estar na pauta das discussões do Fórum para esse ano.

“A gente percebe que a grande tendência de crescimento do estado está ali naquela região. Já avançamos muito com o governo, acelerando a Ponte da Integração entre São João da Barra e São Francisco do Itabapoana, ampliando o acesso ao Porto do Açu. Acho que a questão também deve ser prioridade no trabalho do Fórum”, afirmou Bacellar.

“A gente percebe que a grande tendência de crescimento do estado está ali naquela região. É uma prioridade. Já avançamos muito com o governo, acelerando a ponte de integração entre o município de São Francisco do Itabapoana e o acesso ao porto". No início de fevereiro, o Governo do Estado publicou no Diário Oficial o resultado da licitação para a construção dos acessos da Ponte da Integração. A obra vai custar mais de R$ 21 milhões e será executada pela empresa Ferdan Empreendimentos, que venceu a licitação.

A Ponte terá 16,2 metros de largura e 35 pilares, sendo 17 no trecho sobre o Rio Paraíba do Sul, 14 em São João da Barra e quatro em São Francisco do Itabapoana, encurtando em até 80km a distância entre os municípios. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) a previsão é que as obras tenham início ainda no primeiro trimestre de 2023.

A expectativa é que a construção facilite o escoamento de produção do polo de fruticultura e das usinas de cana-de-açúcar instaladas no Norte Fluminense, além de alavancar o turismo.