Sétima edição do Seminário de Negócios Sociais e Ambientais será na última semana de janeiro

A sétima edição do Seminário de Negócios Sociais e Ambientais será realizada nos dias 23 e 24 de janeiro, destacando como tema central os desafios de fomentar empreendimentos de impacto social. A informação foi divulgada durante a reunião de encerramento da agenda do Rio de Impacto na sexta-feira (16 de dezembro), em que também foi apresentada a primeira versão do manual de identidade visual da logomarca do Observatório Fluminense de Negócios de Impacto.

O seminário de negócios sociais realizará três mesas de debate que trabalharão os seguintes assuntos: investimentos de impacto e os desafios para ampliação de oferta de capital; investimentos de impacto, inovação e tecnologia para as cidades; destravando o financiamento da economia circular na América Latina; entre outros painéis. As inscrições já estão abertas e será fornecido certificado de participação aos convidados.

O Rio de Impacto realizou 10 encontros que apontaram temas importantes para o ecossistema de finanças sociais, como a aproximação com o Sistema OCB/Sescoop para ampliar a interface entre o cooperativismo com o empreendedorismo social. “Nós percebemos a aproximação entre os negócios de impacto e o cooperativismo, para 2023 nós temos condições de captar algumas iniciativas para oferecer treinamento, formação, todo um processo de ajuda na constituição de novos negócios”, avalia Niury Faria, representante do Sistema OCB/Sescoop.

Em destaque também, a articulação do Observatório Fluminense de Impacto Social, uma parceria do CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica) com o Rio de Impacto, que envolveu diversos atores e deve gerar em 2023 a cartografia interativa do ecossistema fluminense de negócios sociais. “Começamos o processo de apresentação e tração do Observatório Fluminense de Impacto Social, também prestando conta dos passos que estavam sendo dados e aproximando muito o movimento num trabalho que precisa ser feito em conjunto”, relembra a secretária-geral do Fórum da ALERJ de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha.

De acordo com Inessa Salomão, Coordenadora do Projeto HUB de Conexão NIS e Entidades de Apoio pelo CEFET-RJ - (apoio FAPERJ), a logomarca apresentada vai contribuir para fortalecer a marca, estimulando a lembrança e destacando a relevância do projeto. “Durante o ‘Rio Innovation Week' nós notamos a dificuldade de parte do público de identificar o Observatório Fluminense de Impacto Social. A consolidação da identidade visual facilita a apresentação do projeto e mobiliza a memória do público”, avalia Salomão.

Outra iniciativa que permaneceu dando frutos em 2022 foi o “podcast” ‘mulheres que impactam’, uma iniciativa realizada num esforço conjunto da Fundação Grupo Boticário, Fórum da ALERJ de Desenvolvimento do Rio e Asplande (Assessoria e Planejamento para o Desenvolvimento, instituição de inclusão socioeconômica com foco em mulheres periféricas). Foram nove encontros que escutaram mulheres que lideraram empreendimentos acelerados pelas instituições parceiras. Desde 2020, 58 mulheres tiveram seus empreendimentos dinamizados pela iniciativa. “Este ano nós tivemos um foco muito interessante que foi apontar o potencial da formação de redes que essas instituições ajudam a costurar para além da aceleração dos empreendimentos”, explica Geiza Rocha.