Rio em Foco: capacitação e formação profissional devem andar juntas

Capacitação profissional é o tema do 11º episódio da Agenda de Futuro 2023. Seja como complemento da formação educacional, ou para inserir os estudantes no mercado de trabalho, a oferta de cursos profissionalizantes e vagas de estágio é uma prioridade para as instituições entrevistadas nessa edição. No Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (16/01), os entrevistados são o diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (SEBRAE-RJ), Antônio Alvarenga, o presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro (CRT-RJ), Gilberto Palmares, da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), Rogério Tavares Pires, e da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESGRIO), Wilson Develly.

Antônio Alvarenga, diretor do SEBRAE, destacou o papel que o estímulo ao empreendedorismo pode exercer na formação de estudantes de todos os níveis, desde o fundamental até a pós-graduação. Segundo ele, a oferta de cursos da área é uma forma de fazer futuros empreendedores encontrarem suas vocações.

“Queremos incentivar todos aqueles alunos que já têm uma ideia de empreendedorismo. Nosso objetivo não é fazer com que todos tenham um negócio próprio, mas incentivar a atitude empreendedora, transformadora e criadora”, explica.

O presidente do CRT-RJ, Gilberto Palmares, ressaltou a importância de pensar em iniciativas que ampliem as oportunidades profissionais para os estudantes, principalmente de nível técnico. Segundo ele, conseguir um estágio com bolsa é um grande incentivo para que muitos alunos terminem seus estudos.

“Montar um programa de grande oferta de estágio, seja nos espaços públicos, seja fazendo interações com as empresas de diversas áreas, é muito importante. Investir na formação de mão de obra qualificada com bolsas de estágio facilita a formação de muita gente”, afirma.

Outro ponto destacado foi a necessidade de levar esses programas de capacitação e oportunidades profissionais para os municípios do interior. De acordo com o presidente da CECIERJ, Rogério Tavares Pires, quanto mais distribuídas, mais essas iniciativas impulsionam o desenvolvimento do estado como um todo.

“Quando interiorizamos a educação e a capacitação, os alunos deixam de migrar para a capital e desenvolvem suas cidades de origem, movimentando a economia municipal”, aponta.

No último bloco, o presidente da ADESG RIO, Wilson Develly, salientou a importância de dar continuidade à capacitação profissional para os alunos que já concluíram seus estudos. Dessa forma, esses profissionais podem “desenvolver soluções de planejamento que permitam ao Rio de Janeiro crescer”, conclui.

O Rio em Foco vai ao ar toda segunda-feira, às 22 horas, na TV Alerj (canal 12 NET e canal 10.2 TV Aberta digital) com reprises aos sábados, (21/01), às 20h, e domingo, (22/01), às 17h. É possível, ainda, assistir pelo canal do YouTube do Fórum da Alerj. O conteúdo fica disponível a partir de terça-feira, (17/01), clicando aqui.

Sobre a Agenda de Futuro
A Agenda de Futuro é um projeto que começou em 2019 e reúne as 68 instituições que fazem parte do Fórum de Desenvolvimento Estratégico para apontarem as principais pautas que devem estar na agenda dos deputados eleitos na próxima legislatura. Neste ano de 2023, em sua segunda edição, foram 55 entrevistas de presidentes de associações, cooperativas, federações, conselhos e reitores de universidades que elencaram temas prioritários para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio de Janeiro.