Rio em Foco: segurança e infraestrutura devem ser prioridade

O décimo episódio da Agenda de Futuro 2023 explora como diferentes setores estratégicos do estado dependem de melhorias na segurança e na infraestrutura, seja ela urbana, de telecomunicações, ou industrial. No Rio em Foco desta segunda-feira (09/01), os entrevistados são o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro (Sistema OCB-SESCOOP/RJ), Vinícius Mesquita, da Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro (FETRANSCARGA), Eduardo Rebuzzi, da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), José Antônio Nascimento Brito, e do Conselho Regional de Química do Rio de Janeiro (CRQ-III), Rafael Almada.

“O cooperativismo tende a crescer nas crises, quando as pessoas precisam buscar soluções e inovar”, afirma o presidente do Sistema OCB-SESCOOP, Vinicius Mesquita.

Para ele, além da agenda de segurança, é essencial que a desburocratização e a simplificação de processos estejam no radar dos deputados eleitos, para que o setor possa continuar a crescer.

A necessidade de investimentos em segurança também foi destacada pelo presidente da FETRANSCARGA, Eduardo Rebuzzi.

“O estado precisa resolver a lacuna da segurança pública que convivemos há tantos anos. Porque isso afasta investimentos, tira empregos, tributos e gera uma sociedade assustada, que tem medo de viver aqui. Quantas pessoas, indústrias e distribuidores já deixaram nosso estado por medo dessa situação?”, indaga.

Outro ponto elencado foi a melhoria na infraestrutura de tecnologia. O presidente da ACRJ, José Antônio Nascimento Brito, ressaltou a importância de regularizar o 5G no Rio. De acordo com ele, se implementada de forma rápida e eficiente, a tecnologia pode atuar como um grande impulsionador de desenvolvimento.

“Nós precisamos trabalhar com urgência a legislação do 5G em todos os municípios do estado. O 5G vai ser um diferencial não só de telecomunicações, mas também como instrumento de produtividade fenomenal”, explica.

No último bloco, Rafael Almada, presidente do CRQ-III, defendeu a melhoria da infraestrutura de transportes como agenda prioritária para o estado. Ele afirma que o Rio perdeu cerca de 20% de suas indústrias químicas para outros estados, e que reverter esse cenário depende, principalmente, de trazer novas soluções para a matriz rodoviária.

“O Rio precisa melhorar sua infraestrutura. Seja de estradas, de redução de tempo entre as cidades, de interligações melhores entre as regiões do estado. E nisso o legislativo tem um papel essencial, de pensar na redução desses custos para que a gente traga novas indústrias", conclui.

O Rio em Foco vai ao ar toda segunda-feira, às 22 horas, na TV Alerj (canal 12 NET e canal 10.2 TV Aberta digital) com reprises aos sábados, (14/01), às 20h, e domingo, (15/01), às 17h. Você também pode assistir pelo canal do YouTube do Fórum da Alerj, o conteúdo fica disponível a partir de terça-feira, (10/01), clicando aqui.

Sobre a Agenda de Futuro
A Agenda de Futuro é um projeto que começou em 2019 e reúne as 68 instituições que fazem parte do Fórum de Desenvolvimento Estratégico para apontarem as principais pautas que devem estar na agenda dos deputados eleitos na próxima legislatura. Neste ano de 2023, em sua segunda edição, foram 55 entrevistas de presidentes de associações, cooperativas, federações, conselhos e reitores de universidades que elencaram temas prioritários para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio de Janeiro.