Movimento Rio de Impacto ganha força em 2022

O Movimento Rio de Impacto, composto por instituições dinamizadoras que apoiam o desenvolvimento dos negócios de impacto socioambiental no estado, se reuniu nove vezes em 2022. Entre as principais ações do grupo este ano está a construção do Observatório Fluminense de Impacto Social, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e liderado pelo ITESS/Cefet.  O projeto está mapeando os atores que estruturam esse modelo de negócios no estado, contribuindo para a consolidação do ecossistema do setor com a criação de uma plataforma digital.

O ano foi marcado também pelo ingresso do Rio de Impacto no Movimento Viva Água, liderado pela Fundação Grupo Boticário. Lançado em 2019, a iniciativa reúne atores de diferentes setores para atuar com a segurança hídrica e a adaptação às mudanças climáticas de uma região a partir da conservação da natureza, promovendo também a qualidade de vida e o desenvolvimento social e econômico.

A Política Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social, aprovada pela Alerj (Lei nº 8.571/2019), contempla as cooperativas como desenvolvedoras de negócios de impacto. O Rio de Impacto e a OCB Sescoop realizaram juntos um seminário que apresentou o cenário e as oportunidades desse modelo de negócios para cooperativas e cooperativados.

As rodas de conversa com mulheres empreendedoras de 2022 iniciaram uma nova fase do projeto que teve início durante a pandemia. Agora, além de apresentar as mulheres que lideram os negócios de impacto no estado, o bate-papo passou a abordar também o papel das entidades dinamizadoras no desenvolvimento desses empreendimentos.  A Roda de Conversa faz parte da agenda do movimento Rio de Impacto e foi proposta pela Asplande, que coordena a incubadora de negócios sociais Impacta Mulher, junto com a Rede Cooperativa de Mulheres Empreendedoras, que também conta com o apoio do Movimento Viva Água. O novo formato, chamado “Mulheres que Impactam”, teve nove encontros e pode ser conferido na íntegra no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico no Youtube e em formato podcast nas principais plataformas de streaming.

Na última sexta-feira (16/12), foi realizado um encontro para a apresentação do balanço das ações de 2022 e a construção dos próximos passos. Em janeiro, o Movimento Rio de Impacto realizará nos dias 23 e 24 a sétima edição do Seminário de Impacto Social e Ambiental onde serão abordados os desafios do fomento e do financiamento dos negócios de impacto.

Acompanhe o Podcast Rio de Impacto nas plataformas Deezer e no Spotify.

Conheça também o site do Movimento Rio de Impacto clicando aqui