Inovação teve destaque na agenda do Fórum em 2022

Em 2022, o Fórum contou com a adesão de sete novas entidades. Hoje, 68 instituições participantes indicam seus membros, responsáveis por contribuir com seu conhecimento com os debates em prol do desenvolvimento do estado que ocorrem nas câmaras setoriais do Fórum. Ao longo do ano, foram realizadas 64 reuniões das oito câmaras setoriais e dois grupos de trabalho que hoje ajudam a dar o tom das sugestões encaminhadas ao Poder Legislativo pelas instituições.  Juntos, esses encontros híbridos mobilizaram 854 pessoas e tiveram 6.510 visualizações nas redes sociais. A inovação esteve no foco das discussões que culminaram na aprovação de duas leis: a que criou de forma pioneira no País o Plano Estadual de Fertilizantes, Biofertilizantes (Lei 9.716/22) - e vem inspirando outros estados como Amazonas e São Paulo - e a que criou o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Lei nº 9.809/22).

Outros temas abordados foram o cenário do mercado de carbono e Pagamentos de Serviços Ambientais para entender como o Rio de Janeiro pode se inserir nessa agenda. A diversificação da matriz energética e as oportunidades da energia eólica offshore no estado, os atrativos do Rio frente a São Paulo para criação de nova rota de gás natural (Rota 4B), assim como o potencial do estado para se tornar um hub de inovação em eletromobilidade e a construção do Observatório Fluminense de Educação à Distância foram também discutidos nessas reuniões mensais.

Também foi apresentada a pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre o potencial do noroeste fluminense, superior à média nacional, para a produção de soja e milho.  Foi proposta uma minuta de projeto de lei com um olhar voltado ao estímulo às micro e pequenas empresas, uma revisão e atualização da Lei 5.147 de 06 de dezembro de 2007 que dispõe sobre a aplicação do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, de acordo com a Lei Complementar Federal 123.

Em 2022, passaram a fazer parte do Fórum a Associação Brasileira de Advogados (ABA); a Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente (ABEAMA); a Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (CAERJ); o Conselho Regional de Turismo da Região Turística da Costa do Sol no Estado do Rio de Janeiro (CONDETUR Costa do Sol); o Conselho Regional de Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro (CRT-RJ); o Instituto de Ciência, Tecnologia e de Inovação Sustentável Global (ITC Sustentável Global) e do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro (SENGE-RJ).