Conexão e rede são destaques na confraternização da roda de conversa com empreendedoras de impacto

Durante a pandemia, o Fórum da Alerj lançou uma roda de conversa virtual para conversar com mulheres à frente de empreendimentos de impacto sobre os desafios desse modelo de negócios durante a crise da covid-19. De junho de 2020 para cá foram 28 edições do bate-papo com 57 entrevistadas. Esse ano a iniciativa passou a abordar também o papel das entidades dinamizadores no apoio a esses negócios. Nesta sexta (16/12), o Fórum reuniu essas mulheres pela primeira vez presencialmente, na Alerj, num encontro em que elas dividiram o que mudou e como se deu o desenvolvimento dos seus empreendimentos ao longo desse tempo.

O principal ponto em comum em todas as falas está na importância da rede para o crescimento profissional.

“Nesse processo aprendemos que o trabalho em rede nos fortalece e é o nosso bem maior. Ele nos conecta, fortalece e muitas vezes nos faz enxergar novos caminhos enquanto estávamos presos apenas a um único prisma”, frisa Clarice Seixas, da Mimos de cosméticos naturais veganos.

Já Joana D´arc Lage, da Origamizes, destacou as parcerias e lembrou o impacto causado por esse modelo de negócios.

“Temos o dom de impactar vidas com o que fazemos, a rede nos possibilita cuidar umas das outras, conectando pessoas, artes e multiplicando os saberes”, ressalta.

Ana Lucia Barbosa, da Visão do Bem, definiu o sentimento de todas essas mulheres.

“Quando você só tem um caminho, ele precisa dar certo. Da migalha tiramos grandes oportunidades”, conclui.

Para o ano que vem o projeto continua e o grupo pretende estreitar ainda mais os laços com o Movimento Rio de Impacto, que reúne instituições apoiadoras do ecossistema de negócios de impacto socioambiental do estado e é coordenado pela secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha.

A Roda de Conversa faz parte da agenda do movimento Rio de Impacto e foi proposta pela Asplande, que coordena a incubadora de negócios sociais Impacta Mulher, junto com a Rede Cooperativa de Mulheres Empreendedoras. A partir desse ano, ela também passou a contar com o apoio do Movimento Viva Água, liderado pela Fundação Grupo Boticário.

Todas as edições do programa podem ser acessadas no canal do Youtube do Fórum da Alerj, e também em formato podcast do Rio de Impacto disponível nas principais plataformas.