Rio em Foco: o valor da ciência, tecnologia e inovação para o estado do Rio

O sétimo capítulo da série Agenda de Futuro segue explorando os potenciais para que o Rio se torne um estado mais inovador. Os entrevistados desta edição do programa Rio em Foco, que vai ao ar segunda-feira (19/12), são o presidente do Conselho Consultivo da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), José Alberto Aranha, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ), Rafael Almada, e o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado (FACERJ), Jésus Mendes Costa.

“Inovar é resolver problemas. A ciência tem que vir em forma de valor para a sociedade e ter uma parte prática, que entregue algo de volta para a cidade”, afirma José Alberto Aranha.

Outro ponto destacado por ele foi que a obtenção dos resultados de ciência e tecnologia depende, principalmente, da educação. Isso significa ter boas universidades, com bons centros de pesquisa, e locais onde eles possam se encontrar e fazer inovação.

O estado do Rio possui importantes instituições de ensino e pesquisa e, diante desse cenário, Rafael Almada explica que “O Rio tem uma oportunidade ímpar e o papel de fortalecer a integração entre essas instituições, que é o caminho para o desenvolvimento econômico, além de responder os desafios da sociedade como, por exemplo, a mobilidade, a geração de emprego e a formação profissional”, reforça.

No último bloco, Jésus Mendes conclui que o Rio precisa abrir as portas para a inovação e a atuação da FACERJ para trabalhar essa agenda é estimular os empresários a participarem de programas de governo e incentivá-los para que eles voltem a produzir e investir no estado.

O Rio em Foco vai ao ar toda segunda-feira, às 22 horas, na TV Alerj (canal 12 NET e canal 10.2 TV Aberta digital) com reprises aos sábados, (17/12), às 20h, e domingo, (18/12), às 17h. Você também pode assistir pelo canal do YouTube do Fórum da Alerj, o conteúdo fica disponível a partir de terça-feira, (13/12), clicando aqui.

Sobre a Agenda de Futuro

Em sua segunda edição, a Agenda de Futuro é um projeto que começou em 2019 e reúne as 68 instituições que fazem parte do Fórum de Desenvolvimento Estratégico para apontarem as principais pautas que devem estar na agenda dos deputados eleitos na próxima legislatura. Neste ano de 2023, foram 57 entrevistas de presidentes de associações, cooperativas, federações, conselhos e reitores de universidades que elencaram temas prioritários para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro.