Fórum apresenta o papel da mulher na indústria criativa em evento do Sebrae Rio

Um painel sobre a atuação feminina na indústria criativa teve a participação da secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico, Geiza Rocha, nessa quinta-feira (08/12). Com o tema “Mulheres no topo: a representatividade feminina nos setores criativos", Geiza destacou os desafios que o Rio tem para impulsionar o setor, a segurança e a falta de transportes são alguns deles.

“A gente tem que lidar com questões como a mobilidade e com a importância do desenvolvimento local, além do reconhecimento de que o Rio, como capital, não olha para o entorno e não se reconhece como uma grande metrópole. Entender essa multiplicidade de potências que temos no nosso território é fundamental para pensar políticas públicas”, explicou a jornalista.

Mediado pela coordenadora da Economia Criativa do Sebrae Rio, Carolyne Gomes, a roda de conversa também teve a participação da poeta Valeska Torres e da cantora e atriz Ella Fernandes, que compartilharam suas experiências.

“Eu sinto que existe uma falta de políticas públicas para outras áreas e municípios que estão mais distantes da capital. E isso também acaba afetando a população desses lugares que consomem arte e cultura. O que tem de entretenimento nessas regiões? Quais artistas locais eles conhecem?”, provocou Ella Fernandes.

Quando questionadas sobre as perspectivas para o futuro feminino no setor, as palestrantes elencaram o desejo de ver mais mulheres em papéis de liderança. Para Valeska, esse é um processo de longo prazo, que acontecerá via educação.

"Tudo isso que a gente almeja está vindo por meio de gerações que estão começando a produzir um raciocínio que foge ao pensamento secular de que os homens sempre tomaram o poder”, completou.

Ainda de acordo com Geiza, essa foi uma oportunidade de tratar as barreiras do desenvolvimento da economia criativa e do empreendedorismo feminino e de mostrarmos o potencial que o território fluminense reúne.

O encontro fez parte do Festival Crie e Ative, realizado no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), e organizado pelo Sebrae Rio, em parceria com o Sesc e Senac. Foram dois dias de programação, 7 e 8 de dezembro, com rodas de conversa sobre as tendências de consumo e tecnologias imersivas na economia criativa. Além de oficinas práticas gratuitas para empreendedores em formação.