Mercado de Carbono e Pagamento por Serviços Ambientais continuarão em destaque no Fórum

As Câmaras de Desenvolvimento Sustentável, Agronegócios, além do Grupo de Trabalho do Selo Arte vão dar prosseguimento ao debate sobre Mercado de Carbono e Pagamento por Serviços Ambientais. A ideia é realizar um novo painel em dezembro para reverberar o que foi discutido sobre os dois temas na Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP27), que está sendo realizada no Egito. A sugestão foi apresentada nesta quarta (16/11) durante a reunião on-line conjunta dos grupos.

A expectativa é que a participação brasileira na COP ajude a alavancar e destravar o mercado de carbono no país. De acordo com o coordenador de Assistência Técnica e Gerencial da FAERJ, Maurício Salles, o tema é complexo e as informações e caminhos a serem percorridos precisam ser repassados aos produtores rurais.

“Precisamos debater como o produtor pode colocar isso em prática e ser beneficiado nesse processo. O que ouvimos muito é que eles só irão conseguir cuidar do verde quando saírem do vermelho”, observa.

Já o especialista em Desenvolvimento Setorial da Firjan, Ronaldo Nogueira Martins, pontuou sobre a necessidade de o Brasil desenvolver uma metodologia própria para a medição de carbono.

“As metodologias que utilizamos são todas de fora e ainda não temos um método científico próprio e mecanismos de medição de sequestro de carbono de atividades corriqueiras. Precisamos disso para avançar no tema”, reforça.

Primeiro debate

No dia 31 de outubro, o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico um evento virtual que debateu junto a especialistas os conceitos e oportunidades do Mercado de Carbono e do Pagamento por Serviços Ambientais Os painéis abordaram o cenário do mercado de carbono, os desafios da MRV para projetos de créditos de carbono na agricultura, as tecnologias da Embrapa para quantificação de carbono do solo e as perspectivas do carbono florestal para o estado. Com relação ao PSA foram tratados o conceito e cenário, o Programa Estadual de Pagamento de Serviços Ambientais, a importância da restauração de ecossistemas na provisão dos serviços ambientais, além dos desafios para implementação do PSA.

Para assistir os eventos, clique abaixo:

Mercado de Carbono

Pagamento por Serviços Ambientais