Fórum debaterá mercado de carbono e Pagamento por Serviços Ambientais

A Câmara de Agronegócios e o GT do Selo Arte se reuniram virtualmente nesta quinta-feira (06/10) para desenhar a programação e os palestrantes dos eventos sobre mercado de carbono e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) que serão realizados no dia 31 de outubro, das 10h às 12h, e das 15h às 17h, respectivamente.

Os painéis terão a participação de pesquisadores que darão um panorama sobre os temas, além de um recorte do Rio de Janeiro. Também serão abordados a importância da regulamentação do mercado de carbono, assim como as métricas e a metodologia para que os projetos possam ser mensuráveis e auditáveis.

De acordo com especialistas, o Brasil apresenta um grande potencial com a criação de um mercado regulado de carbono, com destaque para as oportunidades nos setores agropecuário e de energia. Porém, a discussão ainda caminha a passos lentos.

No evento serão apresentados os desafios do estabelecimento um sistema de Monitoramento, Reportagem e Verificação (MRV) para projetos de créditos de carbono na agricultura e também uma tecnologia da Embrapa para quantificação de carbono do solo.