Rio em Foco apresenta o Centro Sebrae de Sustentabilidade, eleito o prédio mais sustentável das Américas

O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), localizado em Cuiabá (MT), é um laboratório de práticas ambientalmente responsáveis voltado para empresários, estudantes e instituições públicas. A iniciativa, inaugurada em 2010, tem como intuito disseminar os conhecimentos sobre sustentabilidade entre os pequenos negócios. Inspirado nas ocas indígenas, o edifício-sede foi eleito o prédio mais sustentável das Américas e recebeu o prêmio Breeam Awards 2018 e 2020. No Rio em Foco desta segunda-feira (03/10) o diretor do CSS, José Guilherme Barbosa detalha as iniciativas realizadas pelo Centro de Sustentabilidade e de que forma elas podem ser replicada em outros lugares.

“Um dos nossos trabalhos é fazer um mapeamento de casos de sucesso, disseminando a informação para o mundo porque o conhecimento precisa ser universalizado para que haja transformação na cabeça e nas atitudes dos cidadãos do planeta”, explica Barbosa.

Segundo ele, já são mais de 600 boas práticas catalogadas de micro e pequenos empreendedores de todo o país de forma a elaborar políticas públicas e conteúdos gratuitos que orientem empresários para que tornem seus negócios mais eficientes.

“Para o Sebrae, sustentabilidade representa oportunidade, ganho de competitividade e inovação. Muitas vezes, focamos a sustentabilidade nas grandes empresas, que podem ajudar nesse processo, mas quem transforma de fato são as micro e pequenas que estão no interior, nas fronteiras e são maioria. Percebemos que ao prestar consultoria ,esses pequenos negócios já possuem práticas sustentáveis no seu dia a dia e apenas desconhecem o conceito”, explica.

Em julho deste ano de 2022, o Sebrae-Rio levou uma comitiva de Agentes de Desenvolvimento e secretários municipais do estado do Rio de Janeiro para uma missão técnica no Centro SEBRAE de Sustentabilidade para assistirem palestras e vivenciarem a experiência.

“O Sebrae entende que essa pauta junto às prefeituras pode alcançar um processo mais célere dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Após o nosso retorno, fomos procurados por muitos municípios que demonstraram interesse em fazer um trabalho mais consistente nesses locais, trazendo os ODS para seus planejamentos como instrumento da gestão pública”, salienta a analista de políticas públicas do Sebrae-RJ Juliana Lohmann.

Edifício-sede

A edificação possui 1.000 m² de área construída, seguiu os princípios da arquitetura sustentável e seu formato foi baseado nas casas indígenas do Xingu, presentes na região.

Entre as características sustentáveis se destacam o baixo consumo de energia e de refrigeração; o aproveitamento da iluminação natural; conforto térmico; utilização de equipamentos eficientes; uso de água de chuva no sistema de abastecimento e manutenção; integração e preservação da vegetação nativa; e respeito às condições do terreno.

“Queremos transformar a mente e as atitudes das pessoas. Difícil alguém não sair impactado daqui porque é um tema transversal e falamos de vida e como valorizá-la, um compromisso com as próximas gerações. O mesmo acontece com o gestor público que vem aqui e vê que é possível implementar a sustentabilidade tanto na administração pública quanto na vida pessoal”, complementa Barbosa.

O Rio em Foco é exibido às segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET) com reprises no sábado (08/10), às 17h, e domingo (09/10), às 20h. A partir de terça-feira (04/10) o programa fica disponível no canal do YouTube do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio e no podcast Quero Discutir o Meu Estado, disponível nas principais plataformas de streaming.