Roda de conversa de setembro apresenta negócios de impacto da gastronomia sustentável

A edição de setembro da Roda de Conversa “Mulheres que Impactam”, que acontece sempre na última quinta-feira do mês, trouxe a experiência de duas empreendedoras do ramo da gastronomia sustentável. Ed Oliveira, à frente da Art Taste Gastronomia (@cozinha.da.ed), e Carol Maciel, da Geleias Aurora (@geleiasaurora) contaram quais são os principais desafios enfrentados e o que mudou após terem participado de capacitações e iniciativas de entidades dinamizadoras como a Asplande e o programa Natureza Empreendedora, da Fundação Grupo Boticário.

“Quem cozinha tem alquimia nas mãos”, define Ed, que trabalha com uma cozinha gourmet prática e saudável voltada para o público vegano e vegetariano. Criada em 2017, a Art Taste foi recentemente selecionada pelo Sebrae para vender o seu quibe de shitake defumado no Rock in Rio junto a outros 20 empreendedores de 18 comunidades cariocas.

“Percebi que o nicho de pessoas buscando serem mais saudáveis e em busca de melhorar a saúde por meio da alimentação cresceu, mesmo o início é muito difícil para quem começa a empreender. Passei a estudar muito e fiz muitos cursos na área até chegar a Asplande, onde passei a focar nas questões do empreender para ampliar o meu público e poder atingir mais pessoas”, afirma.

De acordo com Ed, ela percebeu que também precisava aprender a gerir o negócio, emitir uma nota, pensar no estoque, administrar o dinheiro, coisas que iam além da cozinha.

“A Asplande abriu minha cabeça, ampliou o leque e principalmente ouviu as minhas dores para me ajudar nos meus desafios”, conta.

Carol, que em 2016 largou o mercado formal para investir nas geleias artesanais e naturais com uma releitura das geleias francesas, corrobora com o discurso de Ed.

“No início é tudo muito difícil, tudo é você, os recursos são poucos e tem horas que bate a vontade de desistir”, frisa ela que está num momento de reposicionamento de marca para que o seu negócio seja totalmente sustentável após integrar o Programa Natureza Empreendedora da Fundação Grupo O Boticário.

“Percebi que preciso atender as demandas de mercado, mas ter um produto diferenciado. Quero um planeta melhor e mais saudável e estou buscando essa mudança na economia circular, no reaproveitamento e em fornecedores da agricultura familiar, usando frutas locais. Quero oferecer tudo isso a um preço justo para poder alcançar mais gente”, salienta.

“Já que desistir não é uma opção, precisamos sempre buscar a inovação nos negócios e é muito bom poder contar com instituições dispostas a colaborar com informação e capacitação. Sem esse apoio eu não teria mudado nada”, observa.

Para quem ainda está iniciando essa caminhada, Ed tem um conselho.

“O empreendedor tem que se olhar e colocar o pé no chão, fazer um Raio-X do negócio para crescer. Se você não se conhece, não vai saber quem é o público que quer atingir e para isso não deve ter vergonha de pedir ajuda”, conclui.

A Roda de Conversa faz parte da agenda do movimento Rio de Impacto e foi proposta pela Asplande, que coordena a incubadora de negócios sociais Impacta Mulher, junto com a Rede Cooperativa de Mulheres Empreendedoras agora também conta com o apoio do Movimento Viva Água, liderado pela Fundação Grupo Boticário. Ela pode ser assistida na íntegra no Canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico no Youtube.