Fórum participa de debate sobre Governos e Desenvolvimento Urbano na UENF

A secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico Geiza Rocha participou nesta terça (20/09), em Campos dos Campos dos Goytacazes, de um evento que debateu os desafios institucionais para o desenvolvimento urbano do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa foi realizada no campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e integra um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (FAPERJ) junto com o Núcleo Norte Fluminense dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) e Observatório das Metrópole. O evento, que acontece de 20 a 22 de setembro, tem como intuito contribuir para a capacidade de reflexão e ação sobre os problemas presentes na realidade social.

O Fórum Governos e Desenvolvimento Urbano visa também mobilizar integrantes da academia, do ativismo social, especialistas da região e agentes do Estado para enfrentar os desafios, considerando as pesquisas e as experiências desenvolvidas no âmbito regional e no país. A proposta é fazer um intercâmbio entre universidade, agentes da sociedade civil e do Estado.

Geiza participou da mesa “Desafios da Gestão Pública” em que abordou o trabalho e as atividades desenvolvidas pelo Fórum da Alerj.

“É muito importante receber convites para se deslocar e atuar em outros Fóruns. Não queremos sobrepor ao trabalho de outros grupos de discussão, mas queremos receber sugestões e saber o que vem sendo debatido em outros fóruns regionais para orientar políticas públicas e para que elas sejam mais assertivas. Nesse encontro a gente pode debater espaços de governança que olhem para além dos limites da cidade e que possam promover ações conjuntas para problemas complexos e que não conhecem fronteiras”, contou.

Na ocasião, o secretário executivo do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), Carlos Vinícius Viana Vieira, apresentou o trabalho de estruturação do consórcio e suas câmaras setoriais.

“O mais importante é começar a fazer e a partir daí você passa a adquirir a confiança dos gestores e mostrar que vale a pena participar e tomar decisões conjuntas que vão além dos próprios limites das cidades”, pontuou.

A outra mesa do dia abordou os desafios das desigualdades sociais e urbanas.

Nesta quarta-feira, o diretor da Assessoria Fiscal da ALERJ, o economista Mauro Osório, também participa do evento na mesa de discussões sobre os desafios da economia extrativista.

Outras informações pelo link: https://forumnf.uenf.br/