Fórum fará evento em homenagem aos 90 anos do manifesto dos pioneiros da Educação Nova

Liderados por Anísio Teixeira, os pioneiros da chamada “Educação Nova” assinaram, em 1932, o primeiro manifesto a exigir do Estado compromisso com a universalização do acesso gratuito à Educação. O movimento, considerado fundamental para a legitimação da Educação como obrigação estatal e para a difusão de escolas públicas pelo país, receberá uma homenagem no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que celebrará os 90 anos da publicação do documento. O evento, coordenado pelo Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Estado, foi anunciado na reunião da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica, na sexta-feira (12/08).

O Seminário em comemoração aos 90 do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova será realizado no dia 20 de outubro, entre 9h e 13h, sob a direção da Associação Brasileira de Educação (ABE), e deve reunir especialistas e autoridades públicas ligadas ao setor para refletir sobre o impacto do movimento na Educação brasileira.

"Quando o manifesto fez 80 anos, nós fizemos um debate muito interessante não só resgatando os compromissos que constavam nele, mas também divulgando um documento elaborado pela Câmara Setorial de Formação Profissional que destacava quais deveriam ser os princípios para a Educação nos próximos anos. Agora, teremos a oportunidade de comemorar os 90 anos e a ideia é passar a manhã juntos refletindo sobre o futuro da Educação”, explica a secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Estado, Geiza Rocha.

“O seminário terá três conferências que tratarão de temas como a importância do manifesto dos educadores; a importância da Educação e da Cultura como fatores de desenvolvimento; e as últimas reformas na Educação Brasileira”, destacou Paulo Alcântara Gomes, presidente da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro e pró-reitor de Engenharia, Inovação e Tecnologia da Universidade Candido Mendes.

A próxima reunião do grupo está marcada para 22 de setembro, às 14h.