Rio de Impacto adere ao Movimento Viva Água Baía de Guanabara

O  Rio de Impacto é o mais novo membro do Movimento Viva Água Baía de Guanabara. A iniciativa reúne diversas instituições na promoção de ações que contribuam com a conservação da natureza e estímulo ao empreendedorismo verde, fortalecendo a segurança hídrica e a adaptação às mudanças climáticas na região.

Liderado pela Fundação Grupo Boticário, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Comitê de Bacia da Baía de Guanabara, Instituto humanize, Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) e o Sistema B, o movimento Viva Água também conta com a participação de empresas, poder público, organizações da sociedade civil, universidades, governos e uma rede de impacto com representantes da comunidade que atuam em diferentes setores.

A ideia o Movimento Viva Água é conectar todos esses atores para juntos encontrar soluções para a restauração ecológica na região hidrográfica da Baía de Guanabara, que envolve 17 municípios do estado do Rio de Janeiro e impacta mais 7 milhões de pessoas. Porém, atualmente, as condições socioambientais do entorno são muito desafiadoras.

O convite para aderir ao Viva Água, foi motivado pelas ações conjuntas que os dois movimentos vêm desenvolvendo ao longo deste ano. Entre elas estão a realização da roda de conversa “Mulheres que Impactam”, que mensalmente recebe uma empreendedora de impacto social positivo participante do programa de aceleração Natureza Empreendedora, da Fundação Grupo Boticário.

“A expectativa é que as instituições dinamizadoras do movimento Rio de Impacto possam participar mais ativamente da articulação dos programas e projetos promovidos pelo Movimento Viva Água, beneficiando o ecossistema de negócios de impacto do estado”, comentou a coordenadora do Rio de Impacto e secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico, Geiza Rocha.