Rio em Foco: RJ tem metodologia de ensino inovadora que une teoria e prática na formação de futuros profissionais

O Dual Study é uma aprendizagem inovadora que integra as atividades do dia a dia no trabalho com as aulas dentro de sala de aula. Parte da semana os alunos estudam e na outra metade trabalham numa empresa sob o comando de um tutor e um orientador do curso e da universidade, que acompanham e direcionam o desenvolvimento profissional desses jovens. Esse modelo de ensino já é realidade no estado do Rio por meio de uma parceria entre as Faculdades Dom Bosco e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende, no Sul fluminense. Os benefícios e oportunidades dessa metodologia serão apresentados no programa Rio em Foco desta segunda-feira (29/08) que recebe o coordenador do curso das Faculdades Dom Bosco, Washington Lemos, e a gerente-executiva de Qualificação e Desenvolvimento da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Fernanda Simão.

“A Câmara Brasil-Alemanha e a Dom Bosco nos convidaram para desenhar juntos esse projeto de forma pioneira porque ele não existia a nível universitário aqui. Tivemos todo suporte da Alemanha e foi muito importante porque conseguimos implementar da mesma forma que já era sucesso lá fora”, explica Fernanda.

Este modelo de ensino é certificado pela DHBW (Duale Hochschule Baden-Württenberg), que tem por finalidade formar estudantes de alta performance, adotando uma metodologia prática, com benefícios a todos os envolvidos. Atualmente são 13 jovens atuando na Volkswagen Caminhões e Ônibus, que passam três dias em sala de aula e outros três dedicados à empresa, que paga 100% do curso. A primeira turma se forma no meio de 2023.

“A ideia foi montar um projeto vivo, estamos o tempo todo revendo a programação, as tecnologias utilizadas para suprir as necessidades. Ouvimos muito sobre a distância entre academia e as empresas, e o Dual Study é um aceno, mostrando que é possível desenhar um projeto que atenda a sociedade e gere impacto. Ao todo são 29 alunos nessa modalidade, distribuídos em 10 empresas diferentes.  A gente aprendeu muito a ouvir o que as empresas necessitam e elas aprenderam a confiar na universidade para buscar soluções para as suas demandas”, frisa.

De acordo com Fernanda, a maturidade é um grande diferencial entre esses alunos quando comparados aos de uma graduação formal.

“Eles têm projetos aplicados e buscamos que eles tragam soluções e melhorias dos processos. A cada ano eles mudam de área numa uma troca constante, em que ensinamos e aprendemos com os alunos e a universidade com ambos”, enfatiza.

Segundo Washington, os alunos dessa modalidade já apresentam excelentes resultados para as empresas.

“Nosso discurso era o de formar para o futuro, mas já no primeiro ano colhemos resultados muito positivos com redução de custo de R$ 2 milhões, impactando as empresas. Com isso, a maior parte dos estagiários já se encontram com algum vínculo com a empresa, em nível técnico”, comemora.

Entre os outros benefícios para as empresas, Fernanda menciona o alinhamento desses jovens com a cultura e as práticas das empresas que favorece o fortalecimento dos valores organizacionais e aumento do senso de pertencimento, diminuindo a taxa de turnover, que significa a taxa de rotatividade de colaboradores em uma empresa.

“Eles estão familiarizados com a região e aculturados pela empresa. Com certeza a retenção vai ser altíssima assim como o nível dessa turma”, destaca.

O Rio em Foco é exibido às segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET) com reprises no sábado (03/09), às 17h, e domingo (04/09), às 20h. A partir de terça-feira (30/08) o programa fica disponível no canal do YouTube do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio e no podcast Quero Discutir o Meu Estado, disponível nas principais plataformas de streaming.