Grupo de Trabalho do Selo Arte organizará evento sobre novo decreto federal que regulamenta produção de queijos artesanais

O Grupo de Trabalho do Selo Arte, coordenado pelo Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio vai organizar, em agosto, um painel sobre o decreto federal nº 11.099, que regulamenta a lei nacional, que instituiu o Selo Arte, e a norma que trata da elaboração e comercialização de queijos artesanais. A decisão foi articulada em reunião realizada na quinta-feira (29/06) e pode ser assistida novamente clicando aqui

“A regulamentação pode ser uma oportunidade para criarmos um código nacional que unifique as regras, num exemplo do que podemos fazer para trabalhar juntos”, avalia o consultor Dan Strongin, que foi presidente da Sociedade Americana de Queijo entre 1994-1996.

Senar oferece consultoria gratuita para produtor rural interessado em melhorar gestão da agroindustrial

Os produtores rurais fluminenses que desejarem receber o apoio de especialistas para melhorar a produtividade e a gestão de suas propriedades gratuitamente podem contar com o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RJ). Durante a reunião do Grupo de Trabalho do Selo Arte, Maurício Sales, coordenador da instituição explicou que, neste ano, a iniciativa foi ampliada e apoiará também as agroindústrias de laticínios, pescado, embutidos, defumados e processamento de carnes.

“O programa atende seis cadeias produtivas, uma delas a agroindústria. É um trabalho de consultoria para ajudar a melhorar o processo de produção, estimular a adoção de boas práticas de produção e controle", detalhou Sales.

A iniciativa já chegou a milhares de produtores com atendimentos mensais individualizados com duração de quatro horas, durante dois anos, almejando a melhoria produtiva e de desempenho econômico das propriedades rurais.

A ATeG é dividida em cinco passos, começando pelo diagnóstico, quando o técnico conhece a realidade do produtor rural; passando pelo planejamento estratégico e, também, pela adequação tecnológica, com soluções propostas dentro da realidade de cada produtor rural. Na sequência, vem a evolução e capacitação, etapa em que se avalia, em que mais o Senar pode auxiliar. Para finalizar, é feita a avaliação sistemática, a partir de indicadores e análise. Esse sistema é alimentado pelo técnico e o produtor pode acompanhar as evoluções da sua propriedade.

As agroindústrias interessadas em participar do Programa, que terá vagas limitadas, devem preencher o pré-cadastro disponibilizado no link: https://forms.gle/qEAQmFvRJefZyvJZ7

É possível obter mais informações no telefone (21) 3380-9500