Live apresenta a 2ª edição do programa Natureza Empreendedora

Na última quinta-feira (30/06) a coordenadora do Movimento Rio de Impacto, Geiza Rocha, conversou com André Dias, da Fundação Grupo Boticário, e Carla Panisset, do Sebrae RJ, que apresentaram as novidades da segunda edição do programa Natureza Empreendedora. Trata-se de uma iniciativa multisetorial da Fundação Grupo Boticário, em parceria com o Sebrae RJ, e outros atores do território da Baía de Guanabara vinculados ao Movimento Viva Água. O programa foi desenhado com o objetivo de fortalecer, apoiar e viabilizar uma maneira prática dos negócios de impacto socioambiental se desenvolverem e se fortalecerem nesse território.

Em março de 2021, a Fundação Grupo Boticário realizou um mapeamento que identificou 69 negócios sustentáveis, e a partir do reconhecimento desse ecossistema de negócios de impacto presentes na Baía de Guanabara o programa foi formatado com o propósito de atender as necessidades dessas iniciativas.

“O mapeamento realizado ano passado foi o primeiro olhar para o território, entendendo qual é esse ambiente de empreendedorismo de negócios de impacto, de olhar pra natureza como solução para gerar renda e emprego, e transformar a vida das pessoas”, explica André Dias.

Com uma vasta experiência no trabalho com os empreendedores de impacto, a parceria do Sebrae RJ oferece instrumentos de gestão para que o empreendimento se torne saudável, perene e com impacto avaliado.

Os empreendedores de impacto socioambientais são muito especiais porque eles têm uma enorme vontade de causar transformação na nossa sociedade, mas faltam instrumentos para que essa transformação se perenize a partir de um modelo de negócio bem sucedido”, avalia Carla Panisset.

A novidade na segunda edição é o aumento da escala de atuação oferecendo mais conteúdo para um maior número de empreendedores. Serão duas trilhas de aprendizagem com temáticas ampliadas, mentorias individualizadas, e encontros coletivos.

A 1ª fase do programa é 100% on-line para empreendedores do estado do RJ que estejam nos 17 municípios da Baía da Guanabara. Todos os inscritos terão acesso a conteúdos apresentados por especialistas que irão abordar temas como modelo de negócio, tese de impacto, conservação e biodiversidade, definição de negócios de impacto socioambiental, entre outras temáticas.

Durante a 2ª fase, 30 negócios receberão um diagnóstico para eleger 15 iniciativas que participarão do programa de aceleração. Na etapa de aceleração, os empreendedores receberão mentorias, consultorias e workshops coletivos. Ao final, a banca escolherá três empreendimentos que serão premiados com um capital semente no valor de R$ 10 mil para o 1º lugar, e R$ 5 mil para o 2º e 3º lugar.

“O Sebrae Rio tem um pacto com a Fundação Grupo Boticário de entregar essas iniciativas melhores do que quando iniciaram o programa, ou seja, ao final do programa esses negócios estarão gerando renda, terão um modelo de negócio definido, e a possibilidade de aumentar a escala de geração de impacto”, prevê a coordenadora de comunidade do Sebrae RJ.

Podem participar iniciativas sediadas no estado do Rio de Janeiro e com geração de impacto socioambiental positivo na Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, que abrange os municípios de Niterói, São Gonçalo, ltaboraí, Tanguá, Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti e Nilópolis e parcialmente os municípios de Maricá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Petrópolis, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro

Para realizar a inscrição não precisa ter CNPJ e nem inscrever um projeto, basta responder algumas perguntas no site https://sites.rj.sebrae.com.br/inscricao/natureza-empreendedora até o dia 06 de julho.