Fórum realizará seminário sobre turismo e os ODS em junho

Aproveitando o Ano Internacional do Desenvolvimento Sustentável, instituído pelo Governo do Estado, a Câmara de Turismo, Cultura e Esportes irá realizar no dia 09 de junho um seminário para abordar o turismo na Agenda 2030 da ONU. No encontro virtual promovido nesta quarta (27/04), o grupo começou a desenhar o evento e recolher sugestões de temas e nomes de palestrantes. A reunião pode ser assistida aqui.

A ideia é organizar um evento híbrido, na nova sede da Alerj, evidenciando as boas práticas, e mostrar as ações focadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que geram interesse turístico, além de emprego e renda.

No encontro, o presidente do Conselho de Turismo da Região Costa do Sol (Condetur), Marco Navega, sugeriu o case de Guapimirim que vem atuando no segmento de turismo de conservação.

“Temos o grande Pantanal Fluminense em Guapimirim, com turismo de preservação, mas sofre com a poluição da Baía de Guanabara pelos outros municípios do entorno”, citou Navega.

A discussão sobre a gestão sustentável dos parques estaduais e municipais contribuindo para a manutenção desses locais foi outro tema trazido pelo grupo, assim como o nome do presidente do Instituto Nacional do Ambiente (INEA), Philipe Campello, como palestrante.

Até a próxima terça (03/05), os membros da Câmara poderão apresentar propostas de temas e compartilhar os contatos para a programação do seminário por meio de um formulário que pode ser acessado clicando aqui